Entrevista com o Escritor Thiago Assoni
Ola amores, conheci o Thi no 1° Encontro Literário do Blog e ja fiquei fã, ainda não tive o prazer de ler o livro dele, mas já li contos que ele publica no blog, amei o A Mulher que Roubava Marido aproveito aqui pra falar que quero muito ler Crazy Mary kkkkk
No dia 08/11/2015 o Thiago estará participando do nosso 2° Encontro Literário la na Livraria Martins Fontes na Av. Paulista 509 das !5:00 as !9:00 horas( próximo a estação brigadeiro do metro )
1- O que você acha de blogueiros fanáticos por livros?
Thiago: Eu acho o maior barato! Leitura é indispensável, então quem trabalha com isso se torna lindo! Uma pena que tão desvalorizado (somos). Mas eu acho bacana, ajuda muito no trabalho do escritor e também ajuda, na maioria das vezes, na decisão do leitor.
2-Lendo um romance, vendo um filme, uma novela, gostaria de mudar o final? Citar exemplos? Thiago: Olha, sinceramente, eu até gostaria (e na maioria das vezes eu mudaria os finais das novelas da Globo). Mas, creio que o autor tem a sua idéia, então preciso respeitar isso. Seja no filme, ou no livro... Novela é um pouco mais complicado, pois precisa agradar a moral e bons costumes da família Brasileira, aí já viu, né? (risos)
3-Quando começou a escrever, já fazia planos de serguir carreira?
Thiago: Sim e não. Eu meio que ficava me imaginando no Jô Soares, ou na Gabi, coisas assim. Mas, de verdade, escrever é algo que eu gosto, não uma profissão. Não quero "carreira". Eu simplesmente escrevo. O que vai rolar depois disso, é consequência.
4- Além de escrever, o que mais faz?
Thiago: Trabalho e estudo para entrar na faculdade de História em breve. Já era pra estar estudando, mas fui preguiçoso e sem vergonha. Mas gosto muito de ler, busco sempre assunstos relacionados ao que quero seguir carreira, um dia me tornar Diretor de algum Museo... Sei lá...
5-Música de fundo é indispensável?
Thiago: E vai perguntar isso logo pra mim, que escreveu um livro que tem nome de uma música? (risos maléficos do Doutor Abobrinha do saudoso Castelo Rá-Tim-Bum) Eu AMO música! No caso do CRAZY MARY, além de Pearl Jam feat Victória Willians, escutei muito grunge. A música dá clima à cena. Gosto de ter uns instrumentais salvos na play-list do celular. É sempre muito bom, parece que organiza as coisas na minha mente, corre aquele clipe, sabe? Pra mim, música é indispensável!
6- É notívago ou só cria à luz do dia?
Thiago: Não tenho disso. Quando desce o "Chico Xavier" eu tenho que obedecer e escrever. O CRAZY MARY, por exemplo, eu escrevia durante o horário de trabalho. Na época eu era auditor de vendas e vivia com um caderno para um lado e para o outro. Enquanto não tinha auditoria, estava eu lá escrevendo... Mas confesso que é durante a madrugada que o bicho pega de verdade.
7- O mais difícil: a primeira ou a última frase?
Thiago: Thiago: Olha, meio complicado... No Crazy Mary eu já comecei pelo meio e a coisa veio muito pronta na minha mente. Tem os contos que sempre são difíceis de começar, mas depois que começa vai embora... Acho que escolho a primeira como a mais dificil.
8-O seu primeiro leitor: você, seu gato, um parente, amigo, editor? Ou convoca a gangue inteira para uma avant-premiére?
Thiago: Comecei lá nos tempos de escola. A primeira leitora fiel foi a Jaqueline Reis em tempos onde eu pegava aquele caderno que o Governo dava, ou era a prefeitura? Enfim... Eu escrevia à mão, de lápis. Ela lia, riscava os erros, eu apagava e corrigia. Depois veio a Natasha Bispo e essas duas são mais do que importantes para mim, opinião valiosa dessas duas! Normalmente, são elas que lêm primeiro.
9- Quais eram seus passatempos que te levaram a querer contar histórias?
Thiago: Nossa! Quando criança, eu tinha coleção daqueles "hominhos". Tinha de tudo! Power-Ranger, Cavaleiros do Zodíaco, Batman e por aí vai. Eu criava cenários com cortina, mesa, cadeira, giz no chão do quintal, tapete... E aí foi indo e indo, até um dia que uma professora pediu pra criar uma história de alguma notícia real. lembro de assistir uma matéria sobre um vulcão adormecido que, se entrasse em erupção, engoliria o norte/nordeste do Brasil. E nasceu meu primeiro conto de um lado de uma folha de caderno.
10-De onde vêm os seus personagens? são inspirados em pessoas reais ou em fatos?
Thiago: A mistura de cada um desses elementos. É fácil encontrar uma Mary por aí, assim como o Eddie ou o JR. Mas não me inspirei em ninguém, exatamente, para criá-los. Já no próximo livro tem mais disso, me teletransportei para os tempos de escola e meio que mesclei tudo o que conseguia lembrar do povo que estudei...
11- Qual de suas obras/personagens é seu favorito? Porque? O que ele significa para você? Thiago: Eu poderia dizer que é o Bernardo (o Bê do futuro "Ás de Copas/Somos quem podemos ser"), mas a Janie é incrível! E será ela a próxima. O livro tem o nome dela, JANIE. Ela é complexa, tem segredos... Mas quer mostrar algo que talvez não seja, ou talvez seja... Sabe ser delicada e bem cavala ao mesmo tempo... Ela é um pouco de mim e de meus amigos nos tempos de escola, ela é incrível!
12- Alguns fato sobre você?
Thiago: Sobre mim? Vixi (risos) Sou guloso e isso tem duplo sentido - e um deles é proibido para menores de 18 anos. Eu como a pelinha da unha - e isso é nojento, não façam isso. E, como podem ver, sou uma pessoa muito, mas muito séria! (o pior é que sou mesmo... Quando quero!) (risos)
13- Curiosidades sobre seus livros?
Thiago: Vou falar sobre o CRAZY MARY, que é o que tenho publicado: Eu não sabia o final dele até o último momento em que o escrevi. Eu estava escrevendo e não sabia qual rumo daria. Isso é meio doido, os personagens me contaram o final... E eu usei a Salvia para conseguir descrever as sensações que a Mary tem no livro. É uma prima distante da maconha e tem uns efeitos bem doidos... Mas, crianças, não façam isso em casa, ok? E nem em lugar nenhum. Ai, ai, ai.
14- Você já tem algum livro novo em mente para ser publicado?
Thiago: Vários! JANIE, como já entreguei; o "Ás de Copas" que, conforme o resultado, vem seguido de uma série LGBT intitulada "Somos quem podemos ser" - digo que é LGBT, mas envolve várias questões sociais além de gays. Fora os que tenho escrito desde os tempos da escola. Leio, releio, arrumo... Já tenho a maioria digitada no PC, mas não sei se elas podem vir a se tornar livros um dia... Quem sabe, né? Tem cadernos datados de 2003, gente, tem noção? É muita coisa, pelo menos uns cinco cadernos com algum conteúdo... O futuro está por vir. Veremos.
Contatos:
Blog:
Facebook: https://www.facebook.com/thiagoassoni
Futuro estudante de História? Já te desejo paciência, amigo Thiago. Kkkkkkk
ResponderExcluirHehehehe...
ExcluirEstou ciente do efeito colateral, sem problemas.
Obrigado pela visita ^^
Adorei!! Sucesso, sempre!! Bjs
ResponderExcluirObrigadíssimo ^^
Excluirparabéns Thiago vc merece muiiito... e quando chegar mais livros por favor quero o meu com dedicatória <3 crazy mary ...ótimo escritor.
ResponderExcluirOpá, assim que chegar aviso sim. Valeu pela visita.
ExcluirLi e super recomendo o livro Crazy Mary, afinal sou fã da banda liderada pelo Vedder então logo fui conhecer a "Maria" do Thiago e gostei bastante.E espero que venham mais livros e assim mais personagens inquietos do escritor Assoni
ResponderExcluirParabéns ao Escritor e ao Blog
http://rob-umarosaazul.blogspot.com.br/
Rô, obrigado pelo carinho. Beijos Beijos
ExcluirThiago,
ResponderExcluirParabéns pela Entrevista!
Sucesso!
Obrigado <3
Excluir