Do Autor Ransom Riggs
Da Editora Leya
De 2012
Com 335 páginas
Literalmente acabei de ler o livro e minha cabeça esta a milhão com as varias teorias que estou criando aqui hahahaha
Para quem não sabe, o livro ganhou uma adaptação para o cinema que (se não me engano) estreia essa semana. Deixa eu contar para vocês... só pelo trailer do filme já deu pra ver que te muitas coisas que divergem em relação a historia do livro, então, assistam o filme, mas também LEIAM O LIVRO rs
Vamos a historia? Porque quando eu vi essa capa maravilhosa pela primeira vez julguei que se tratava de uma historia sobre criancinhas do mal, mas eu não poderia estar mais equivocada (risos) !
A historia começa com Jacob contando como sua infância foi totalmente influenciada pelas historia que seu avô contava sobre uma época em que viveu em um lar para crianças peculiares, ele contava a Jacob sobre as peculiaridades das crianças e tinha ate fotos para comprovar o que descrevia. Ele também sempre falava de monstros que tinham bocas enormes e três línguas, monstros que ele teve que combater durante a vida todo. Conforme crescia, Jacob passou a achar que as historias do avô não passavam de contos de fada, que nada do que ele dizia realmente tinha acontecido, ou então que eram variações fantásticas do que realmente tinha acontecido na vida do avô.

Após um acontecimento catastrófico (não vou dizer o que, seria spoiler), Jacob se vê perdido no que é realidade e no que é fantasia. Na busca pela aceitação, Jacob é obrigado a se consultar com um psicologo que o incita a buscar a verdade e desvendar os mistérios do passado de seu avô.
Ao encontrar uma carta de 15 anos atras, Jacob percebe que quem mandou aquela carta pode ter respostas, e assim inicia a maior aventura de sua vida. Jacob parte com seu pai para uma pequena ilha na Inglaterra, em busca de uma mulher Srta. Peregrine, diretora de um orfanato.
Ao chegar na ilha tudo o que o rapaz encontra é uma mansão totalmente arruinada, ele fica sabendo pelos moradores da ilha que uma bomba caiu na mansão em 03 de Setembro de 1940 e que todos que moravam la acabaram morrendo.
Algumas coisinhas acontecem e passado e presente acabam se misturando em uma fenda do tempo :o
Jacob encontra as crianças peculiares e elas são REALMENTE peculiares, uma menina que flutua, uma que controla fogo, um rapaz invisível e um que tem abelhas vivendo dentro de si. E quem administra o lar dessas crianças é a misteriosa Srta. Peregrine, uma mulher que sempre se veste de preto e pode se transformar em pássaro.
"Tinhamos chegado à casa. Olhei para ela, boquiaberto, não porque fosse horrível, mas porque era linda. Não havia um telha fora do lugar nem uma janela rachada. Pequenas torres e chaminés que haviam despencado em ângulos lânguidos na casa de que eu me lembrava agora apontavam cheias de confiança para o céu. A floresta que parecia devora-lá agora se detinha a uma distancia respeitosa."

A historia é super envolvente,cheia de mistérios e aventuras. Me apaixonei pela Claire e todas as outras crianças. Fiquei com medinho dos Etérios e Acólitos e chorei com algumas mortes...
Mas o que mais me impressionou foi a capacidade do Riggs de misturar passado e presente de forma tão perfeita, criar uma trama que literalmente viaja pelo tempo.
"A Srta. Peregrine lutou para tirar um enorme álbum de retratos da estante e o pousou diante de mim sobre a carteira, debruçando-e sobre meu ombro enquanto virava as páginas endurecidas, à procura de certa foto, mas parando para olhar outras, os suspiros marcados por saudade e nostalgia."
Aaaah uma peculiaridade sobre o livro: todas as fotos presente no livro são de verdade! As ultimas duas painas do livro são dedicadas a explicação desse fato, nelas estão os nomes das imagens e a quem pertencem.