A escritora Tais Cortez autora de Golfinhos e Tubarões o outro mundo e O Ultimo Homem do Mundo respondeu com muito carinho nossas perguntas, obrigado Tais.

Tais Cortez




1-Lendo um romance, vendo um filme, uma novela, gostaria de mudar o final? Citar exemplos?
Acho que em filmes ou livros que têm um final triste, eu penso que gostaria de mudar o final. Um exemplo seriam os livros do Nicholas Sparks rs...Eu sempre assisto aos filmes, mas não leio os livros porque acho que quando você lê o sofrimento é maior. Eu nunca escrevi nada com final triste e não sei se conseguiria agir como esse autor, que mata os protagonistas rss...

2-Quando percebe, porém, que a persongem está fraca, que as idéias estão murchas, você recomeça ou adota a ironia em relação a elas?
Eu penso bastante na personalidade dos personagens antes mesmo de começar a escrever, então nunca ocorreu uma situação como essa. Se ocorresse, acho que eu reescreveria até que ficasse satisfeita.

3-Quando inicia um texto sabe antecipadamente seu conteúdo?
Sim. Não digo 100%, mas penso muito na história antes de começar a escrevê-la. E geralmente estou escrevendo um livro já pensando no próximo. Por exemplo, vou começar a trabalhar na continuação de Golfinhos e Tubarões e já estou pensando na trilogia que escreveria depois dele.

4- Qual foi o seu primeiro e decisivo ato literário?
Acredito que foi começar a escrever Golfinhos e Tubarões com a intenção de criar o meu livro perfeito, com todos os elementos que amo desde criança.

5-Quando começou a ecrever, já fazia planos de seguir carreira?
Não. Sempre escrevi para mim, por prazer. Já tinha escrito um livro antes, aos quatorze anos, e não gostei do resultado, por isso não foi publicado.

6- Além de escrever, o que mais faz?
Sou gerente de conta em uma empresa chamada Cisco, do ramo de tecnologia.

7- No assunto Finanças, mas, do ponto de vista material você vive de quê. Quem paga as contas do mês?
Do meu trabalho na Cisco. Vida de novo autor não me permite viver de livros (ainda rs).

8-Quando começou a escrever, já fazia planos de seguir carreira?
Não. Não sei se os planos de Deus para minha vida são esses. Eu escrevo porque me sinto bem fazendo isso, porque me divirto com minhas histórias. Compartilhar minhas histórias com outros leitores é apenas um elemento de tudo isso.

9-Música de fundo é indispensável?
Não diria indispensável, porque às vezes escrevo sem música. Porém, ajuda e muito a sentir as emoções da cena e a "visualizar" tudo de uma maneira mais concreta.

10- É notívago ou só cria à luz do dia?
Golfinhos e Tubarões eu escrevi mais durante a tarde. O último homem do mundo e meu terceiro livro escrevi durante a noite. Desde que comecei a trabalhar, só tenho tempo livre a noite, por isso não tenho muita escolha.

11-Seu principal critério para a escolha de uma leitura é o título, o autor ou o assunto?
O assunto.

12- O mais difícil: a primeira ou a última frase?
A última. Gosto de frases marcantes ao final de cada capítulo, e sempre penso em uma forma de tentar deixar o leitor ansioso para continuar a leitura.

13-O seu primeiro leitor: você, seu gato, um parente, amigo, editor? Ou convoca a gangue inteira para ma avant-premiére?
Meu primeiro leitor foi minha mãe, eu acho, e minha avó. Elas são minhas revisoras oficiais de Golfinhos e Tubarões e do terceiro livro.

14-quais eram seus passatempos que te levaram a querer contar histórias?
Ler e assistir filmes.

15-De onde vêm os seus personagens? são inspirados em pessoas reais ou em fatos?
Meus personagens vêm da minha imaginação. Não são inspirados em pessoas ou fatos reais. No terceiro livro, no entanto, tem um personagem em particular que é baseado em uma pessoa que conheço.

16-Qual de suas obras/personagens é seu favorito? porque? o que ele significa para você?
De todos os meus livros, meu personagem favorito é o Rafael, do terceiro livro, porque ele é simplesmente maravilhosa. A forma como ele ama a Laura, a transformação que ele passa, seu temperamento impulsivo e emocional são fascinantes.

17-alguns fato sobre você?
Hum....vou me casar dia 9 de maio de 2015. 




2 Comentários

  1. Oiii, Priii!
    Obrigada pelo post :)
    Gostei mto de responder suas perguntas.
    E estou ansiosa para saber sua opinião sobre meus livros.
    Bjsssss
    e sucesso ao blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e já já e a vez dos seus "meus" bebes kkkk bjks

      Excluir

Ola divirta-se fica a vontade sua opinião é muito importante para nossa equipe
bjks até a proxima. *-*

Topo