ENTREVISTA Conversando com o Autora Martha Ricas




1- O que você acha de blogueiros fanático por livros?
Que também sou assim, então, estamos juntos!

2-Lendo um romance, vendo um filme, uma novela, gostaria de mudar o final? Citar exemplos?
Acho que, como 99,9% da população mundial, mudaria o final da série Divergente (sem spoilers). Foi o primeiro final que indignou que me veio à mente.

3-Quando começou a escrever, já fazia planos de seguir carreira?
Escrevi Querubins num período muito difícil da minha vida, então, a história me ajudou (e ainda ajuda) a superar muitas coisas. Contudo, não pensei em escrever somente para publicar. Quando terminei a história, achei que seria interessante compartilhar a trama de Chaya e Mary com outras pessoas e aí, sim, tracei o objetivo da publicação. Infelizmente, não sou uma daquelas pessoas que sabia da vocação de escritora desde a infância, mas agradeço por tê-la descoberto ainda a tempo.

4- Além de escrever, o que mais faz?
Muita coisa! Mas, leciono português e inglês, canto, toco violão, pratico corrida, danço e... talvez tenha me esquecido de algo. (risos)

5-Música de fundo é indispensável?
Não consigo escrever sem música! Tem música tema para personagem, playlist para momentos específicos da trama, trilha sonoro de casais, etc. Sem a música, dificilmente produzo bem.

6- É notívago ou só cria à luz do dia?
Honestamente, escrevo quando dá tempo. Porém, gosto mais de escrever a noite, quando já realizei minhas tarefas e estou com a mente mais tranquila para pensar, imaginar e dar vida aos meus querubins.

7- O mais difícil: a primeira ou a última frase?
A conclusão é sempre mais dolorosa para mim. Dar um ponto final, despedir-se das personagens que me acompanharam durante meses é mais difícil.

8-O seu primeiro leitor: você, seu gato, um parente, amigo, editor? Ou convoca a gangue inteira para uma avant-premiére?
Meus primeiros leitores foram meu pai e meu marido. Sem o incentivo de ambos, não teria conseguido. Dou muito valor à opinião das pessoas próximas a mim, e a deles foi fundamental.

9-quais eram seus passatempos que te levaram a querer contar histórias?
Eu amo arte, mesmo antes de saber que ela existia. Quando criança, cantava para a lua (que criança normal faz isso?), pegava folhas e folhas e desenhava histórias e personagens. Fui crescendo e aprendendo a amar a leitura, até um dia fazer parte do mundo literário como escritora.

10-De onde vêm os seus personagens? são inspirados em pessoas reais ou em fatos?
Estudo sobre os anjos desde a infância, logo, baseei a construção de meus querubins nas teses que li e estudos que fiz. Claro que, com o andamento do enredo, eles vão tomando alguma forma própria, ou seja, seu caráter e personalidade vão se moldando durante os acontecimentos. Chaya, a protagonista angélica de Querubins, é uma típica guerreira forte e convicta. Ela sabe o que quer e o que precisa ser feito. Já Mary, a outra protagonista, é humana e tem suas inseguranças, apesar de ter talentos raros. Creio que em ambas vemos como as mulheres podem ser resolutas e fortes, mas também sensíveis e passíveis de inseguranças.


11-Qual de suas obras/personagens é seu favorito? porque? o que ele significa para você?
A querubim Chaya, uma das minhas protagonistas é, sem dúvidas, minha predileta. Ela representa força, coragem e esperança. Tudo o que precisava enquanto contava a história dela. Talvez por isso tenha um lugar especial em meu coração.

12-alguns fato sobre você?
Sou muito medrosa, mas medrosa mesmo. Pessoas próximas podem confirmar (risos). Amo animais! Tenho duas gatinhas, Biscoito e Amora. Estou com meu marido há 12 anos, casada há sete. Namoramos desde os meus 15 anos de idade, então posso dizer que cresci junto com ele.

13-curiosidades sobre seus livros?
A cidade de Kernev, onde se passa boa parte do enredo da Chaya, não existe. Eu a criei baseada no nome de um condado onde hoje fica a Cornuália (Inglaterra). Utilizo muitos simbolismos e referências ocultas e adoro quando algum leitor as descobre! Então, não falarei muito para não estragar as surpresas.

14- Você já tem algum livro novo em mente para ser publicado?
Lançarei em breve um conto com a Ashira, uma querubim secundária que aparece em Querubins em uma antologia com outros autores e estou trabalhando em um segundo romance com um personagem também do livro, porém masculino.

Ao blog, muito obrigada pela oportunidade de falar aos leitores com sua entrevista. Aos leitores, espero que gostem e continuem acompanhando o trabalho do blog, que por sinal é muito bom, apesar de não ser necessário dizer isso a vocês. Um grande beijo!


Page da Autora: Clique aqui


2 Comentários

  1. Oooi! Senti falta da sinopse do livro dela, mas a entrevista foi ótima! Acho muito legal (acho que já deixei isso bem claro kkkkk) essa ideia de fazer entrevistas com autores nacionais, acho que nos aproxima mais <3 não conhecia autora! Sucesso pra ela :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Minha escritora favorita já demonstrava seu talento desde a infância. Lembro-me das diversas vezes em que, pequena e no banco de trás do carro, ela se punha a elaborar uma estória montando-a com o que via na rua e com o carro em movimento. Tudo servia: árvores, carros, pessoas, cães e polícia - com a rapidez e eficiência de um repentista. Talento da minha querida branquinha.

    ResponderExcluir

Ola divirta-se fica a vontade sua opinião é muito importante para nossa equipe
bjks até a proxima. *-*

Topo