Bom, dona Pri me autorizou a fazer posts como este. E eu estava em sérias dúvidas sobre como começar. Aproveitando o mês das bruxas, do terror, do ENEM, tão assustador quanto, resolvi pôr um filme de terror. E sim, aproveitarei minha paixão pelo livro Psicose e falarei um pouco mais a respeito da incrível adaptação do Alfredinho.
Para começo de história, Psicose não é um daqueles filmes de terror que algum tipo de monstro ou assassino ou cadáver whatever fica pulando de dez em dez minutos na sua cara, o que chamamos de jumpscare. Alfred Hitchcock vai além, e como Robert Bloch no seu aclamado romance, estabelece um clima de tensão do início ao fim. Com cenas simples, tecnologia ultrapassada, é capaz de assombrar os sonhos de qualquer um.
O filme, de 1960, é em preto e branco, deixa de ser fresco e encara uma tela monocromática, mas isto não figura um problema para Psicose, que sabe mexer muito bem com o espectador

Com atuações poderosas, e destaque para as interpretações de Anthony Perkins e Janet Leigh — esta que não aparece nem em metade do filme, mas encanta desde o primeiro minuto.
Pode-se dizer que o destaque principal do filme não é a incrível atuação, a infalível direção, a arrepiante ambientação, mas para o conjunto como um todo, para a obra que imortalizou Hitchcock — junto com "Os Pássaros" e "O Homem que Cai" — e que estabeleceu inúmeros clichês do gênero.
Com suas cenas icônicas — afinal, quem não se lembra de Marion Crane no banheiro do Bates Motel, quem não torceu veementemente para que o carro com seu corpo afundasse no pântano, não é digno desse filme.
O roteiro é bem estruturado, tal como o livro, e os personagens — bons ou ruins, e destaque para os ruins — são incrivelmente intensos.
É uma obra para ver e rever.
E para fazê-lo aprender a lavar os cabelos de olhos abertos.

PARA QUEM NUNCA OUVIU FALAR AKA DORMIU EMBAIXO DE UMA PEDRA CINEMATOGRÁFICA: SINOPSE

Quando, inocentemente, roubou 40 mil doletas de seu patrão em um singelo plano para ajudar seu namorado, Marion Crane não sabia que estaria tramando seu fim. Bela e encantadora, sai em fuga de sua cidade para resfriar a cabeça — e o crime — antes de finalmente viver sua vida ao lado de Sam Loomis, o homem de sua vida. 
Mas uma chuva torrencial e uma estrada desviada acabam por prendê-la ao enigmático Bates Motel, e ao seu dono, Norman Bates, que vive com a mãe (hehe) numa casa anexa. 
Durante sua primeira conversa, Norman se vê apaixonado pela garota, e num ataque de fúria e possível ciúme, sua inocente mãe acaba por assassiná-la.
Para proteger a pobre velha da família de Marion e do detetive Arbogast, quando o crime torna-se público, Norman leva as mentiras adiante. Mas até quando Norman conseguirá proteger à sua mãe e a si mesmo? Segredos são melhor mantidos entre lápides e jazigos.


4 Comentários

  1. Fraaaan eu nunca vi esse filme (me julguem, sou uma medrosa!) mas achei suuuuper bacana esse post, como sempre você sempre arrasa na escrita! Mas vou ver se começo a colocar um pouco de suspense na minha lista de leitura, que pode-se dizer é muito romântica e dramática! Hahahaha o máximo disso que tenho na minha vida é Criminal Minds que sou viciada! Bjo

    ResponderExcluir
  2. Ooooi! Confesso, nunca assisti esse filme. Vejo altas gifs dessa mulher gritando, mas nunca assisti realmente Kkkkkkkk Acho massa a ideia simples (e barata) usada em filmes antigos, e creio eu, que fica mais puro sem tanto efeito especial. Se não me engano, vi umas duas pessoas comentando sobre o livro e dizendo que gostaram bastante. Bom, não sei também se tenho coragem para ler kkkkkk pois é, não é que sou medrosa, mas não vejo sentindo... Sei lá, não vejo sentindo em livros de suspense e terror.
    Maaas, vou ver se assisto esse filme pelo menos uma vez na vida! Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Psicose é clássico! E todos amantes do terror e suspense tem a obrigação de conhecer. E pra quem pouco se aventura pelo gênero, vale a pena tentar ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, esse livro é incríveeel e o filme nem se fala. *-* Bjs Erica

      Excluir

Ola divirta-se fica a vontade sua opinião é muito importante para nossa equipe
bjks até a proxima. *-*

Topo