Da autora: Louisa Reid
Da Editora: Novo Conceito
Com 253 paginas



CORAÇÕES  FERIDOS


A vida nunca é totalmente perfeita. Todavia, para algumas pessoas o destino simplesmente é sufocante demais, e na maioria das vezes é preciso enfrentar sozinho as dificuldades. Porém, até encontrar a saída, quantas vezes será preciso chorar? Se sentir diminuído(a)? Sofrer? -Rebecca e Hephzibah, também gostariam de saber...

Rebecca e Hephzibah são gêmeas, porém elas não se parecem em nada fisicamente falando, alias são muito diferentes uma da outra. Enquanto Hephzi é linda e voluntariosa, Reb sofre da Síndrome de Treacher Collins -  que deformou seu rosto - e é mais cuidadosa.

As gêmeas vivem em uma pacata cidade, criada por um religioso fanático, cujo se mostra sempre como um homem de Deus para seus fies e um demônio para a família. Roderick, o homem que às gêmeas sempre o teve como pai, às criou sobre severas regras e punições. Elas sempre foram privadas de sair na rua, de visitar o restante da família, de estudar em uma escola normal, de ter amigos, simplesmente proibidas de viver. Tanto Reb, quanto Hephzi tiveram suas vidas resumidas até suas adolescências entre a Casa Paroquial e a Paroquia, cuja qual seu pai gostava de manifestar seus sermões, passando a imagem de um homem santo para fies, tão fanáticos quanto ele. Desde à infância a vida de ambas foi cercada pelo medo, o trabalho duro, os maltrato e os castigos imposto pelo pai como um meio de pagar pecados que às gêmeas nem sabiam que existiam.



O tempo foi passando e Hephzi, se tornou uma bela adolescente, enquanto sua irmã não passava de um ser estranho, cujo muita vezes serviu de motivos de piadas para seu pai. Piadas que Reb, sentia rasgar sua alma, mas precisava rir para não ser espancada durante o natal por exemplo. Quando chegou ao décimo sexto aniversário, cansada de viver a mesma coisa há anos, Hephzibah resolver confrontar sua mãe, ameaçando contar para todos os conhecidos o que realmente acontecia quando às portas da Casa Paroquial eram fechadas, se à mãe não convencesse o pai de deixá-las estudarem numa escola normal, pois até então às gêmeas estudavam com à mãe, uma mulher rancorosa que aceitava tudo que o marido fazia e não tinha um pingo se quer de paciência com às filhas. A mãe das gêmeas consegue convencer Roderick, e as meninas começam cursar o ensino médio numa escola próxima, não era lá muita coisa, não significava ter ganhado a liberdade, porém era alguma coisa e poder sair daquela casa, mesmo por um curto período de tempo, já significava o começo.

Eis que chega o primeiro de aula. Hephzi está ansiosa para conhecer novas pessoas, enquanto Reb tenta manter a realidade em sua mente, pois sabe ela que não será vista com bons olhos, porém não desiste. Todavia qualquer coisa era melhor que está em casa com seus pais. Como já era previsto Hephzibah é aceita por todos, logo faz inúmeros amigos, enquanto Rebecca é alvo de estranhamento e olhares de interrogação. No entanto, ela foca nos estudos e tenta ignorar o resto. Ao decorrer dos dias Hephzi começa a frequentar festinhas com as novas amigas, sempre escondidas dos pais, Rebecca à dava cobertura.

Nesse trajeto Hephzi se apaixona por Craig, um garoto de boa aparência, porém que não quer nada com à vida. Graig e Hephzibah se apaixona um pelo outro. Ele mostra para ela um mundo cujo até então ela desconhecia. Hephzi enxerga naquele amor a chance de liberta-se das garras severas do pai. O romance entre os dois se torna mais forte e aos poucos, Graig vai se tornando uma pessoa mais digna e ambos se entregam um para outro. Entre beijos e abraços o êxtase fala mais alto. Contudo, Graig não conseguia entender o porque Hephzi, sempre estava às pressas, sempre deixando perguntas para serem respondidas, sempre agindo como se guardasse um segredo... O tempo passa e Graig resolve ir com sua mãe à Paroquia do pai de sua namorada. Ao fim do culto à mãe do jovem se apresenta a família de Hephzibah, inocente diante da situação das gêmeas, acaba contando toda a verdade que estava escondida a tanto tempo.

O desfecho final é de um tanto mais triste. Roderick descobre que as gêmeas estavam mentido e mais uma vez é chegada a hora de serem castigadas, só que dessa vez ele deixou seu ódio ir longe de mais, assim que ás portas daquela maldita Paróquia foram fechadas.... - Hephzibah tentou escapar, mas falhou. No entanto, Rebecca agora tem o dever de não deixar o sonho de sua irmã ir com ela para o túmulo, e sim, enfrentar seus medos e conseguir realizar o que sua irmã planejou a sua vida toda. - fugir.

A primeira parte do livro é narrada pela gêmeas, antes e depois da morte de Hephzibah. Ambas vítimas de um segredo que elas nem sabiam que existia; Um segredo que é a razão para tantas lágrimas derramadas, para tantos medos, para tantos sofrimentos, para tantos sonhos estilhaçados ao chão como se não houvesse significados; Um segredo que será revelados no final, ou....seria no começo de tudo?

"Hoje eles tentaram me fazer ir ao funeral de minha irmã... Ela sempre foi maior. Nasceu primeiro, mais forte, mais bonita, a gêmea popular. Eu vivi à sombra dela por 16 anos e gostei do frio e da escuridão; era um lugar seguro para esconder-me... Era o primeiro dia do ano-novo, e minha irmã estava morta havia uma semana."

CORAÇÕES FERIDOS, não é apenas um romance cujo a mocinha se apaixona pelo mocinho e vivem felizes para sempre. Mas, uma historia fascinante, às vezes emocionante às vezes chocante; Uma obra que mostra a realidade de como é difícil conviver com às diferenças e no quanto a sociedade está presa à estética como ponto primordial de exaltação e esquece do principal que é o coração e a dignidade das pessoas.


Para mim, ler essa obra da autora Louisa Reid, foi um aprendizado que irei levar para toda minha vida. Um alerta de com as aparências nos enganam, como sociedade não está preparada para aceitar o " diferente" e uma lição de superação vivida por Rebecca, que sem sombra de dúvida muitos irão com ela se identificar. 



Para quem não leu CORAÇÕES FERIDOS, ainda, vale apena colocá-lo na lista de compra próxima vez que for à livraria e aos que irão ler preparem-se para embarcar numa maravilhosa, triste, chocante e uma incrivelmente comovente historia.


SOBRE A AUTORA
  

Louisa Reid formou-se em inglês pela Hertford College, em Oxford. Além de escritora, é também professora em Cambridge. Casada, e com duas filhas, ainda assim costuma acordar e dormir pensando em livros.
 


4 Comentários

  1. Nossa, esse livro parece ser tão chocante... Confesso que fiquei triste ao saber que a irmã morreu :( tudo isso por causa de uma pessoa que se fingia de bonzinho e por trás das portas, se transformava em um ser ruim e... Chega dá raiva kkkkkk porque infelizmente isso ocorre nos dias atuais, pessoas fingindo o tempo todo. Bom, não sei se realmente leria este livro...
    Boas leituras para você! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Verdade Ruhh Belle, o livro é um tanto chocante, porém nos ensina muitas coisas. Eu tenho esse livro como um exemplo de superação.

    ResponderExcluir
  3. Nossa to ferrada, já tenho milhões de livro para comprar e ainda terei que adicionar mais esse na minha lista. Fiquei apaixonada por esse livro parece divino ou melhor dizendo chocante ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uhhh Que maravilha Coruja Literária. É sim, muito bem você vai adorar.

      Excluir

Ola divirta-se fica a vontade sua opinião é muito importante para nossa equipe
bjks até a proxima. *-*

Topo