Após mais um período negro da minha ausência do blog — e eu sei que vocês sentiram saudades —, trago, mais uma vez, um livro + filme de suspense
1988, Thomas Harris apresentava ao público o livro que viria a ser um clássico da literatura contemporânea.  Mais que apenas um livro, seu singelo "O Silêncio dos Inocentes" remeteria o olhar do público ao gênero policial, ao apresentar, em um só livro:
— Suspense
— Terror Psicológico
— Uma personagem badass feminina — o que não era muito comum para o gênero (esquece Agatha Christie um pouquinho).

A trama inicia-se acompanhando Clarice Starling, uma jovem agente do FBI em formação, que é inserida na investigação de uma série de crimes que parecem conexos: O assassinato de cinco mulheres pelo país. Os corpos são encontrados longe do local onde — supostamente — as vítimas teriam sido raptadas, e com uma porção de pele faltando — escalpeladas, para soar inteligente.
Mas a única peça que poderá levar os investigadores ao assassino parece tão insana quanto o próprio. O psiquiatra canibal Hannibal Lecter, quem a jovem Starling deve entrevistar a fim de extrair informações.

A sinopse crua parece de um livro simples. Mas não fazemos ideia do que nos espera ao rolar as páginas.
Simples, mas encantadora, a escrita de Harris nos apresenta uma voz forte e poderosa da literatura. A cada linha, a trama se entrelaça, se estreita, prende. (SCRR EU RI TANTO ESCREVENDO ESSA PALAVRA E LEMBRANDO DO LECTER NA CELA, PRI ME AJUDA A FICAR SÉRIO, COMO FAZ?)


1991, Jonathan Demme lança o filme que voltou os olhos de Hollywood para o lado negro da força suspense. Para o terror psicológico, ao encerrar uma década de ouro para o gênero, e inciar uma década ainda mais promissora, ao puxar os sustos para o psicológico, para o humano. Não mais zumbis e demônios. Mas carne (OLHA EU RINDO DE NOVO) e osso. 
O filme destaque do oscar 92, com prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Adaptação, Melhor Ator Principal, Melhor Atriz Principal, e tornou-se o terceiro filme da história da premiação a levar o "Quinteto", como é chamado o grupo composto pelos cinco principais prêmios.
E enquanto o livro conta a história de uma forma mais ampla e impessoal, o filme apresenta como foco Clarice Starling — elemento destacado pela incrível performance de Jodie Foster. Sim. O filme é sobre a jovem Starling, afinal de contas. Não se trata do canibalismo de Lecter, dos crimes de Buffalo Bill, da investigação. O filme nos leva a uma nova perspectiva sobre a obra de Harris. E nessa nova perspectiva, Clarice figura com clareza. A personagem quebra os clichês de seu sexo em filmes do gênero, ao ser forte, presente. Ao dominar com toda sua força qualquer contexto. CLARICE IS OUR QUEEN.
O filme, a partir deste momento, complementa o livro, de forma que um nunca será melhor que o outro, pois o conjunto supera qualquer uma das partes.
Os diálogos de Clarice e Hannibal são inteligentíssimos, de tirar o fôlego, de causar inveja.

Quanto ao personagem de Lecter, interpretado majestosamente por  Anthony Hopkins, ele está lá para ser um objeto. Para ser "um brinquedinho de Crawford", mas torna-se infinitamente mais que apenas isto. Ele domina o jogo, expõe suas regras, e joga à sua maneira. Enquanto todos correm contra o tempo para parar Bill, ele não acelera em metro por segundo seu passo. Lecter rocks. 
É um vilão cativante, que nos leva a refletir sobre a natureza distorcida de nossa humanidade, sobre o correto, o ético, sobre o incorreto. 
Os 16 minutos mais bem preenchidos da história do cinema (Citando o grande crítico Thiago Belotti).
O final é surpreendente, apenas confirmando que o Silêncio dos inocentes está na lista de filmes para ver antes de morrer.
E como lição, levamos: Cuidado com psiquiatras. Somente coma fígado humano com feijões fava e vinho Chianti.


4 Comentários

  1. Oolá, Francesco! Você e seus posts sobre terror e suspense Kkkkkkkk Nunca ouvi falar deste filme, creio eu e pode ter certeza que não garanto que vou assistí-lo. Sabe, não sou muito de assistir filmes que tragam personagens com problemas psicológicos (tanto é que estou evitando Criminal Minds), principalmente se ele for interpretado por Hopkins. Acho este ator tão cara de fazer personagens assim Kkkkkkkk
    Enfim, para quem for assistir, que estejam preparados! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruhh você por aqui, darling?
      É, eu meio que tenho uma paixão um pouco grande demais por este gênero. Mas o próximo livro + filme você vai adorar! :) Bjbj

      Excluir
  2. Você sempre surpreendendo com suas escolhas baby. Esse filme é perfeito, nunca li o livro. Mas fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc precisa ler esse livro more, o filme é ótimo, mas como disse: eles se complementam. Bjss

      Excluir

Ola divirta-se fica a vontade sua opinião é muito importante para nossa equipe
bjks até a proxima. *-*

Topo