Essa é a fofa Francélia C. Pereira, ela nasceu em 1977 la em Belo Horizonte. Preciso contar para vocês que fiquei impressionada com o CV da moça hahaha
Ela cursou Informatica Industrial na CEFET/MG e Pedagogia na UFMG. Alem disso, tambem fez um curso de extensão na UFMG de sânscrito!!! A Francélia me contou que foi ai que se apaixonou de verdade pela linguagem e suas diversas manifestações e ai resolveu cursar Letras.

Claro que fiz umas perguntinhas para ela! E o resutado foi esse:

Conversando com a Autora Francélia Pereira



1 - Qual foi o primeiro livro que você leu e te fez começar a gostar do universo literário?
O primeiro “livro” que me fez gostar de Literatura foi, na verdade, um Gibi. Quem me conhece sabe que considero Arte Sequencial como Literatura, assim, a primeira obra literária que me conquistou foi A Turma da Mônica, do Maurício de Sousa.

2 - O que você acha de blogueiros fanáticos por livros?
Acho lindo!!! (emoção *-*)
Fiz Licenciatura em Letras e trabalhei um tempo em Escola Pública... Em muitos momentos batia aquele desânimo, parecia que a Educação no Brasil estava fadada ao fracasso total. Acabei abandonando a sala de aula, mas apostei na Literatura e fico muito feliz por ter feito essa escolha.
Quando vejo “blogueiros fanáticos por livros”, minha esperança de uma sociedade melhor pro Brasil se renova. Não há programa de incentivo à leitura que se compare ao que vocês fazem, porque o que vocês fazem é por pura paixão, é um trabalho sincero, que merece todo apoio.

3 - Lendo um romance, vendo um filme, uma novela, gostaria de mudar o final?
Nunca quis mudar o final de obra nenhuma. De todas as histórias que me conquistam sempre guardo alguma coisa, independente do final.
4 - Quando começou a escrever, já fazia planos de seguir carreira?
Não, o primeiro livro que escrevi foi Habitantes do Cosmos. Escrevi esse livro depois que terminei o texto da minha monografia, para o curso de Letras. Ficou faltando tanta coisa pra falar, pra testar... que acabei escrevendo essa história. Me inscrevi em um concurso literário pra ter incentivo pra concluir a obra, mas a intenção era escrever um livro só.
Enquanto esperava o resultado do concurso, a história do Artemísia ficou me “cutucando”, daí dei vida à guerreira marrentinha, mas sem a intenção de começar uma carreira na Literatura. Escrevi a história em um blog e meus amigos começaram a me incentivar a procurar uma Editora. Desde então não consigo parar de escrever.


5 - Além de escrever o que mais faz?
Fiquei devendo uma matéria no meu curso de Letras e ainda não tive ânimo pra terminar. Como publicar e divulgar livros é algo que exige investimento financeiro, estou trabalhando em uma loja e tentando conciliar meu tempo com a Literatura. Está bem desgastante, mas é difícil viver só de Literatura, então...
6 - Musica de fundo é indispensável?
COM CERTEZA!
Sempre que escrevo escuto músicas relacionadas ao tema. A série Habitantes do Cosmos tem sido escrita ao som de Arandu Arakuaa, por exemplo.

7 - É notívago ou só cria à luz do dia?
Não tenho hora certa pra escrever. Geralmente escrevo quando tenho tempo, ou quando sou “possuída” por alguma história, o que acontece em qualquer hora, em qualquer lugar.
8 - O que é mais difícil: a primeira ou a ultima frase?
Ter tempo pra escrever! (risos)

9 - Quem foi seu primeiro leitor? Você mesmo? Seu gato/cachorro? Amigo? Família? Ou juntou todos em uma avant-premiere?
Meu primeiro leitor foi um amigo da faculdade, o Tiago Calado.

10 - De onde vieram seus personagens? São inspirados em pessoas reais?
A maioria dos meus personagens são inspirados em pessoas que conheço.

11 - O que é mais chato na vida de um escritor?
Não ter dinheiro.

12 - O que é mais legal na vida de um escritor?
Conhecer pessoas ligadas à Arte! Sejam artistas ou pessoas que amam tanto a Arte que se dedicam a divulgá-la e apoiá-la.

13 - Qual de seus personagens/obras é o favorito?
Habitantes do Cosmos: Artemísia é, até o momento, a minha obra favorita; e Artemísia é minha personagem favorita.

14 - Curiosidades sobre seu livro;
Muita gente que lê o Artemísia reclama da forma como o texto foi escrito ou do fato de ter “faltado história”.
Bem, sobre a narrativa do livro, minha intenção foi mostrar que há formas diferentes de se contar uma história através da escrita. Sempre me incomodou pegar um livro e ver que a maioria dos autores segue o mesmo padrão na escrita e na narrativa, o que me fez perder o interesse por Literatura Contemporânea e buscar nos livros antigos, como a Literatura Grega, uma fonte de inspiração. 
Por ter lido obras de autores de culturas – e tempos – diferentes, acabei me libertando desse padrão atual. Assim, a intenção da narrativa do Artemísia não é se mostrar uma obra revolucionária, mas sim chamar a atenção, tanto dos leitores quanto dos escritores, pro fato de que liberdade é essencial para a produção artística. Se a classe artística se desprender das regras e padrões irá, de fato, produzir trabalhos inspiradores, exatamente o que tenho sentido falta no mundo de hoje.
Quanto aos “buracos” na história do Artemísia, isso também se deve à minha pesquisa pra monografia. Percebi que a forma de contar histórias mudou, porque hoje contamos com diversos suportes pra isso, seja o cinema, os quadrinhos, os games, os e-books, etc; e o suporte nos permite contar histórias de formas diversas... assim, deixei muita coisa da história de Artemísia pra ser contada através de outras mídias. Se tudo der certo, ano que vem já começo o Mangá que irá contar a história da marrentinha desde sua infância até suas primeiras missões mercenárias na adolescência.

15 - Você já tem algum novo trabalho em mente?
Tenho vários! Mas não tenho tempo e nem dinheiro pra investir em todos... No momento, preciso terminar o livro 3 de Habitantes do Cosmos, o Nova Atlântida, e publicar meus contos inspirados nas Culturas Indígenas do Brasil. Pro ano que vem, já há um projeto em andamento, que, por enquanto, é surpresa!!! (suspense)
E, ainda esse ano, pretendo publicar material exclusivo pros meus parceiros. Espero que tudo dê certo!




    Eu amei fazer a entrevista e as respostas que a Francélia deu!!! E para vocês conhecerem um pouquinho mais sobre Habitantes do Cosmos: Artemísia ai vai a sinopse:



" A história se passa em um futuro muito distante. Artemísia nasceu em Vênus, em uma sociedade patriarcal extremamente machista e, por isso, viviam isolados, pois as questões que envolvem o gênero e a sexualidade já haviam sido superadas pelo resto da humanidade.
Após fatos que marcaram sua infância, Artemísia se vê sozinha no Sistema Apolo e acaba se tornando uma guerreira mercenária que vive várias aventuras e várias tragédias, e nesse contexto ela tenta encontrar uma razão para sua existência.
Descendente das guerreiras lendárias, as Icamiabas, Artemísia deve vencer diversos desafios para encontrar a pedra sagrada de Îacy, o Muiraquitã Original."








Para quem se interessou pela historia, a seguir tem alguns links para adquirir os livros.

HABITANTES DO COSMOS: ARTEMÍSIA.


Goodreads:  https://www.goodreads.com/book/show/28073653-artem-sia


2 Comentários

  1. Adorei a entrevista.
    Também tenho projetos parecidos
    www.umlivrabertoig.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Christian que bom que gostou *-*
      não consegui visitar seu blog por esse link que deixou aqui :(

      Excluir

Ola divirta-se fica a vontade sua opinião é muito importante para nossa equipe
bjks até a proxima. *-*

Topo