Título: A verdade sobre eles
Autor: Francesco Procat
Páginas: 267
Encontre aqui e aqui
Classificação: 5/5
Sinopse: Quem diria que sendo tão diferentes, eles poderiam ser tão semelhantes? Jade, Aaron, Joseph, Claire e Steve têm algo em comum: todos sofrem ou sofreram algum tipo de preconceito. Jovens diferentes que encontraram apoio uns nos outros ao conviverem por cinco meses. Mais que uma história sobre sentimentos, é uma história sobre como podemos ser iguais. Nela, encontramos os conflitos que acontecem dentro de cada um. Vemos uma narrativa que envolve força e coragem. Além disso, encontramos a esperança de que o mundo valorize as pessoas por quem elas são, indo além das aparências.
Imagine que seu professor chegue na sua sala e diz que o trabalho mais importante será conviver com pessoas que você não conhece, não conversa e, inclusive, não se importa. Essa é a proposta do Sr. Brown e esse é o ponto de partida do livro "A verdade sobre eles".

Jade, Aaron, Joseph, Claire e Steve são sorteados para formarem um grupo. Esse grupo é obrigado viver junto por cinco meses, cada um tem um diário para escrever suas experiência e no final, o professor irá recolher todos para poder avaliar. Porém, esse grupo é composto por pessoas fechadas, que sofrem por suas personalidades, corpo, problemas, são os "estranhos" da escola, com exceção do Steve, o típico garoto popular.

Acompanhar essas cinco pessoas foi uma experiência incrível. Eles evitavam se aproximar das pessoas, então foram transformados por esse projeto. Em um dia você não conversa com ninguém, finge ser invisível, se esconde dentro das suas roupas e, até mesmo, dentro de si próprio e no outro, tem quatro pessoas que se sentam com você no almoço e sabem se relacionar tanto quanto você.

Adorei a construção dos personagens. Apesar de cada um ter um problema específico é possível se identificar com todos, alguma coisa em algum deles faz você se lembrar da sua vida ou de algum conhecido. Desde o começo me identifiquei com a Jade, mas meu personagem favorito acabou sendo o Aaron, ele é aquele tipo de pessoa intensa, intrigante e que dá vontade de abraçar nos momentos difíceis.

Um dos pontos positivos da história - para mim, pelo menos - é o fato de tudo acontecer de maneira gradual. Eles não se juntam logo de cara, não têm longas conversas ou se tornam amigos. Tudo é muito complicado, lento. Porém, isso não faz o ritmo do livro ser lento, pelo contrário, isso só instiga a curiosidade para saber se dará ou não certo e qual será o próximo passo de cada um.

A estrutura do livro é bem interessante - só me dei conta no segundo capítulo. Cada capítulo é divido em parte I, II, III e assim por diante, cada parte dessas apresenta o ponto de vista de um dos personagens. Isso faz com que você conheça mais cada personagem e entenda o que cada um pensa. Seria uma pena se o livro apresentasse uma visão geral, perderíamos detalhes muito importantes.

Esse livro me fez chorar, muito. É triste ver que tudo o que acontece ali se projeta na vida real e acontece, acontece de verdade. As história, em si, não me fizeram chorar, porque eu acabei entendendo cada um ali. Mas ver as situações que eles chegam, que eles têm que enfrentar, é algo que realmente mexe com as pessoas.

Recomendo muito, muito mesmo, pois esse é um livro que faz você repensar sobre seus conceitos e o modo que está tratando as outras pessoas. E se você tem um problema, qualquer que seja, ou se afasta das pessoas, você acaba tendo uma grande lição de vida. É um livro fácil de ler, rápido e que tem uma mensagem incrível.

 Por que não podia ter simplesmente vindo às escondidas? Porque é popular. E os olhos o seguem para todo lado. Esse é o lado ruim da fama. 
Steve não achou que palavras pudessem o machucar ou emocionar. Para ele, eram apenas marcas de tinta no papel.
Ultimamente andava cabisbaixo, não queria olhar para as pessoas, pois sabia que todos o julgavam.
Aaron estava vagarosamente se habituando à tarefa de ter amigos, andar acompanhado. Não era ruim. Era novo.
Só faltava confiança da sua família. Por que era tão difícil deixá-la crescer?   


4 Comentários

  1. Que Blog diferente !!! Amei tua postagem e tua apresentação. Essa sugestão de leitura faz meu estilo. Parabéns !!! vou incluí-lo na minha lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que tenha gostado! Isso ai, pode incluir sim, não irá se arrepender, haha

      Excluir
  2. Amei a resenha Daya, muito obrigado <3 Partes dela irão pra capa do livro naqueles blurbs que os leitores odeiam kkkkkkkk Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Amei Daya. Parabéns Fran!

    Quero muito conhecer sua obra :)

    ResponderExcluir

Ola divirta-se fica a vontade sua opinião é muito importante para nossa equipe
bjks até a proxima. *-*

Topo