O meu top 5 de 2015 vai deixar bem claro a diversidade das minhas leituras! Vamos lá!


Para onde vai o amor? - Carpinejar

Resultado de imagem para para onde vai o amor
Me encantei por Fabrício Carpinejar no dia em que ele fez uma palestra na faculdade onde estudei Letras (Uni Abc). Desde então procurei por seus trabalhos e sinceramente? Um dos melhores cronistas/poetas nacionais dos tempos atuais ao lado de Marcelo Maluf e Leandro Leocadio. Nesse meio tempo, li seus livros intitulados: ''Canalha!'', ''Me ajude a chorar'' , ''Espero alguém'' e por último e não menos importante ''Para onde vai o amor''.
Resultado de imagem para para onde vai o amor?Esse último citado é o livro dele que até hoje foi o que mais me emocionou. Quando o livro chegou a minha casa, li de um dia para o outro. Para vocês terem uma ideia, até a minha mãe que lê basicamente sobre assuntos relacionados a nutrição, adorou esse livro e o adotou! Imagina minha felicidade? O primeiro livro que indiquei a ela e foi devorado!
Logo no início, o autor te alerta, que são crônicas de fossa (e como são)! Você começa a ler e se encaixa em várias das histórias e em outras sente a dor do narrador escorrer entre os seus dedos. O interessante é que algumas crônicas aparecem com o manuscrito do Carpinejar e isso é tão lindo, não é mesmo?
Se quer algo para entreter nos dias de fossa... adote esse livro!


HQ Hellraiser -Clive Barker´s


Conheci primeiro os filmes do Barker´s que conta com sete sequências iniciadas nos anos 80. Basicamente é contada a história de um cubo mágico. Quem consegue desvendar o cubo é levado para outra dimensão para experimentar o ''prazer'' aplicado pelos cenobitas (criaturas deformadas, infernais e bizarras). Só que quem o desvenda não conta com o fato de que prazer é algo relativo e para essas criaturas ele provém da dor. E o preço a se pagar? A alma. No longa metragem a história é iniciada com Frank, um homem aventureiro e cheio de curiosidade que invoca os cenobitas.
Resultado de imagem para hq hellraiserJá nos quadrinhos, começamos com jovens investigadores que procuram por esses cubos e pretendem extingui-los do mundo para que mais pessoas não sofram sendo levadas para os labirintos infernais pelos cenobitas. Paralelamente, acompanhamos a história de Harry D´Amour, um ex detetive que apareceu nos longas metragens e protagonizou um deles (O mestre das ilusões). Posteriormente as histórias se unem e então você é levado para as profundezas do terror gore. São quadrinhos repletos de horror, que de fato, devem ser adquiridos somente por pessoas que já estão por dentro desse universo. Li os três primeiros da série: Inferno, O cubo e cenobita. O roteiro é de Brandon Seifert e a arte de Tom Garcia. Porém, acredito que mesmo que Barker´s não tenha sido o roteirista, seu universo continuou fiel nas mãos de Seifert e de Tom Garcia.
É terror que deseja? Hellraiser para você!

O guia do mochileiro das galáxias (volume 1) - Douglas Adams



Você quer respostas para a vida? Todos querem! E o Guia dos mochileiros da galáxia nos ajuda nisso? Claro que não! Só coloca mais confusão em nossas mentes...
Resultado de imagem para guia do mochileiro das galaxiasO livro (na realidade todos da série, que são cinco) é relativamente pequeno, porém devemos dar uma atenção especial a cada trecho, senão fica difícil de compreender as histórias que são atemporais e meio malucas.
Os nossos protagonistas são Arthur Dent e Ford Prefect. 
Dent está prestes a perder a sua casa por conta de uma demolição, porém algo pior estava por vir... A demolição da terra. Em contrapartida, seu amigo Ford prefect que se passava por um ator desempregado, simplesmente não era um habitante da terra e sim o escritor do Guia dos mochileiros da galáxia que passava um tempo na terra para concluir sua próxima publicação. Prefect não perdeu a oportunidade e salvou seu amigo da demolição da terra, levando-o para viver as aventuras mais loucas que vocês podem imaginar.
O fato que achei mais louco, foi um peixe que durante a trama é ingerido por viajantes para não terem problemas com os idiomas, através dele o ser adquire o entendimento quanto a qualquer língua. Você irá se deparar com palavras e nomes impronunciáveis, mas isso só adiciona mais a diversão. Além de engraçado, óbvio que Adams faz uma série de críticas por meio de seu humor inteligente.
Ficção científica? Escolhe o guia e traga sua toalha!

Sono - Haruki Murakami



Resultado de imagem para sono haruki
Já entrou em uma livraria e pensou: Hoje comprarei um livro pela capa? Foi o que ocorreu com o livro Sono. E dessa vez eu acertei! Gostei do drama contido no livro. Já imaginou se um dia fosse deitar e não tivesse mais sono? Se deparasse com uma disposição incrível para fazer tudo que adora? Ler, caminhar, tomar o chá que for e continuasse ileso ao sono? Isso que ocorre com uma dona de casa de 30 anos! Inicialmente ela adora essa disposição, mas depois acha estranho e começa a questionar sua saúde. Volta a ler Anna Karenina, um de seus livros favoritos, quando mais jovem. Que fala sobre morte, depois confiram essa obra.
Resultado de imagem para sono harukiEnquanto progride na história, se depara com as belas ilustrações de Kat Menschik. O que intriga é que quem lê começa a se questionar junto com a moça a respeito de sua saúde física e mental e o estado em que ela se encontra será concluído somente por nós, leitores. Onde cada um tirará suas próprias conclusões.
Drama? Vamos de sono!



Onze minutos - Paulo Coelho


Resultado de imagem para onze minutos livroEm uma de minhas ''viagens'' do trabalho para casa, reencontrei uma amiga que há tempos não via. Compartilhamos as últimas novidades a respeito uma da outra e ela me deu um presente. O resumo do livro Onze minutos. Ela me falou com tal paixão a respeito do livro que foi impossível não querer ler. Eu tinha certo preconceito a respeito do Paulo Coelho, mas hoje tenho uma visão mais ampla sobre suas obras, de acordo com o que venho conhecendo e lendo sobre ele. Creio que a simplicidade contida em suas obras está no fato de que ele pretende que seus ensinamentos alcancem o máximo de pessoas possíveis. Pois só assim será possível repassar suas experiências.
Na obra Onze minutos, você se contorce enquanto lê. Você se questiona. Você desacredita. Começa sem querer prosseguir, mas depois engata e vê o quanto vale a pena.
Esse livro conta com a história de uma moça brasileira, que se aventura pelo exterior e conhece o amor em suas variadas formas. O livro alterna com a narração em primeira pessoa e trechos de seu diário. Em sua jornada, ela analisa e sente o que todos deveriam sentir ao longo de suas vidas.
Algumas respostas para o amor estão aqui, em Onze minutos!

Bônus: Passional


Fui a uma feira de fanzines no final do ano de 2015 e me deparei com algo que me identifiquei prontamente. A questão do ''Faça você mesmo''. Algo bem punk rock, ideologia da qual não vivo, mas admiro. A ideia de fanzine é um meio termo de livro de poema e história em quadrinhos, feito da maneira mais simples possível. Óbvio que havia na feira quadrinhos bem elaborados, porém o que mais chamou a minha atenção foi justamente o que era mais próximo dessa ideia do ''eu fiz sozinho'', por se encaixar exatamente no que dita esse universo. Como eu adoro poesia e desenho, vê-los unidos de maneira tão fofa, me encantou.

Passional é uma fanzine com desenhos pouco técnicos, acompanhados de versos melancólicos e amorosos. Quase um ''Eu me chamo Antônio'', porém mais sutil e finalizado com linha de costurar, o que me maravilhou, no final das contas. 
Se tiverem a oportunidade de conhecer esse universo, procurem, é muito bonito e divertido.
Essa zine é da @sahferreira
Mais informações em: https://www.facebook.com/passionalzine?_rdr=p


Um Comentário

  1. PRECISO DESSA HQ RIGHT NOW! Ótimo post, Érica. Já estão na minha lista (que está enorme alguém me ajuda please). Menos o do Coelho aí
    Tenho
    coisas
    a
    resolver
    com
    ele.

    ResponderExcluir

Ola divirta-se fica a vontade sua opinião é muito importante para nossa equipe
bjks até a proxima. *-*

Topo