O diário de Benjamin - Memórias






Título: O diário de Benjamin - Memórias
Autor: Maurício Nascimento
Editora: Giostri
Páginas: 159
Classificação: 5/5
Encontre aqui: Cia dos Livros, Editora Giostri, Travessa

Sinopse: Em memórias escritas fora de ordem cronológica, mas conforme as lembranças surgem. Benjamin apresenta ao leitor uma vida de muitos reveses, desilusões, carências e dúvidas, além de um conceito de amor que ignora o propagado pelo cinema e pelos casais que se encontra em qualquer esquina. Buscando seu lugar no mundo machista e preconceituoso, ele demonstra como lutar pelo que se é e por aquilo em que se acredita é a via correta para apontar a inutilidade da discriminação.


Depois de muito tempo que estou com a resenha pronta, finalmente venho dar a vocês a minha opinião sobre o livro desse autor brasileiro, Maurício Nascimento!
"O diário de Benjamin" é um livro em forma de um diário, com as memórias do personagem principal, Benjamin, que resolve compartilhar com um pedaço de papel os seus sentimentos e lembranças que são parte do que ele se tornou hoje, isso é motivado pelo fato dele estar em uma mesa de cirurgias, prestes a passar por uma operação de risco e com medo de não abrir os olhos novamente.
A primeira coisa que me chamou a atenção foi a forma como o livro foi escrito. Gosto muito de diários, muito mesmo, sempre me interessei por ler - apenas com a autorização do autor, claro - e escrever em um, então antes de começar já fiquei empolgada com a leitura. Quando comecei a ler parecia que tinha pego um diário de algum conhecido meu e começado a ler. A sensação é de já conhecer o personagem e parte da sua história, achei isso muito bom! Tenho certeza que os amantes de diários também terão essa sensação e irão se envolver profundamente com a história.
A história, apesar de ser do Benjamin, envolve dois outros personagens importantes para a vida dele, Alex e Beatriz. Alex é o tipo de amor que em algum momento da sua vida você irá ter! Te envolve, te faz perder horas de sono, é uma mistura de amizade e romance que não tem começo e nem fim exato. A evolução dessa história, os problemas, os momentos bons também é um dos pontos que mais envolvem. E Beatriz foi a personagem que mais me emocionou, principalmente pelo seu final e acompanhar a jornada dela é algo incrível.
— Cansei de meninas, me entende? Elas querem um cara que tenha um carro bonito e uma boa profissão. Isso pra mim não é amar. Amar alguém pelos bens que possui e não pelo que é.Éramos o Belo e a Fera na época, estar ao lado de Alex acalmava-o, até chegar ao ponto da minha presença se tornar impor- tante em determinados momentos críticos de sua vida.
Não só esses personagens, mas todos os outros foram muito bem construídos e interligados. Alguns você terá raiva e outros você ira amar, mas no fim, todos são extremamente importantes para a história.
Não só de romance e amizade se faz esse livro, pelo contrário, ele aborda várias questões que muitas vezes vejo serem deixadas de lado nos livros, de uma forma diferente, que me fez refletir muito. A vivencia de Benjamin é passada para o leitor! Gostei muito de ver temas como espiritismo (uma parte muito importante para o personagem que me fez pensar muito), primeira vez, abuso e os momentos de descobertas sobre si e sobre o mundo.
“Nenhuma criança pode ter sucesso sem o apoio da família.”
Este é um livro que eu classificaria como "agridoce", as vezes pensava que ele tocava no fundo de alguns assuntos e logo me sentia animada para ver o que a história iria fazer com aquilo.
Seria possível ter uma imaginação tão fértil nessa idade?
Gostei muito da diagramação e dos detalhes nas folhas do livro, apesar de ser o conteúdo que importa, a aparência também chama a atenção e fiquei impressionada com essa!
Esse é, de fato, um dos livros que mais gostei de ler, completamente fora da minha zona de conforto, mas que me fez refletir muito e repensar em alguns momentos e atitudes que já tive. Recomendo muito, muito mesmo, para todos de todas as idades, sei que irão se identificar com algum dos personagens ou alguma das histórias contada!



Um Comentário

Ola divirta-se fica a vontade sua opinião é muito importante para nossa equipe
bjks até a proxima. *-*

Topo