Acabei de acabar (?) um dos melhores livros lidos até agora. Não me refiro aos 11 de 2016, mas até agora, so far...
Enfim. Até que eu encontre palavras que expressem o que eu sinto por este livro, vai a sinopse.

Rádio Beatles narra a história de um engenheiro que, ao completar 50 anos, questiona a vida que levou até ali. Beatlemaníaco, casado há 30 anos e pai de três filhos músicos, pensa se seria mais feliz se tivesse abraçado a arte e tomado outro rumo. Vivendo em Muriaé, na Zona da Mata mineira, ele prepara sua festa de aniversário quando um acontecimento envolvendo seu filho caçula vai pôr em xeque sua estabilidade.

Para início de história, sou fã dos beatles. E talvez me considerasse Beatlemaníaco — até que a Clara me deu esse tapa.
Bom. O livro conta a história de uma crise de adolescente, com o detalhe desta ocorrer com um moço em seus 50. A grande festa de seu cinquentenário aproxima-se, e com ela vêm inúmeras incertezas, estas inclusive relacionadas a seu casamento.

O mais interessante na obra de Clara é a passagem do tempo, as memórias, os detalhes, os pensamentos de Caio, que passamos a compreender como a um irmão, um melhor amigo. É palpável.
Navegando entre o dia a dia de seu casamento, de sua situação atual, e do dia a dia de suas memórias, Caio nos leva por uma experiência única. Um olhar dentro da mente de um homem em crise, suas raízes, suas escolhas, suas certezas e incertezas, estas despertadas quando seu filho traz para casa uma garota, que põe tudo que estava estável em uma balança.
E SUA PAIXÃO PELOS GAROTOS DE LIVERPOOL.
Os Beatles foram  — e ainda são  — uma enorme parcela de quem ele é. Estão em tudo a seu redor, e essa é a melhor parte da história. Talvez quem não conheça a banda  — ou não entenda Inglês  — possa ficar perdido pelas referências, porém, àqueles que lerem este livro "às escuras", ao se depararem com um trecho de alguma música, procurem-na e a ouçam. 
A escrita de Clara é leve e unusual, tange do mais simples ao poético sem que notemos (?) tal transgressão, do sério ao cômico ao melodramático sem perder o ritmo. E do ótimo ao excelente em um passar de páginas.

Um livro lindíssimo, belissimamente escrito, pesquisado e  que integra o melhor da música e do melhor da literatura atual em um só produto.
Digno de uma releitura.
Ou três.
Ou cinco.
Além de tudo, o livro ainda critica nosso posicionamento diante diversas questões, como corrupção, uso de drogas, preconceito, envelhecimento. E o maior deles, diante do ato de viver.


Sem falar na edição lindíssima em papel reciclado, grosso, livro lindo. Capa incrível e fonte favorável aos míopes.

5 estrelas.
Definitivamente 5.

Ansioso para ler mais desta autora.

Agora é voltar à playlist.

"The day breaks, your mind aches
you find that all her words of kindness linger on
when she no longer needs you..."


Um Comentário

  1. Aiii to louca pra ler esse livro! Resenha ótima! :D
    http://simplyradioactive.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Ola divirta-se fica a vontade sua opinião é muito importante para nossa equipe
bjks até a proxima. *-*

Topo