Resenha do livro Cachorro do Mato







Resenha
Livro: Cachorro do Mato
Autor: Andreas Nora
Editora: Livre Expressão
2014
Paginas: 145

Andreas é um poeta, que nos mostra de uma maneira um tanto quanto assustadora a realidade nua e crua da vida nas ruas. Alguns pontos fiquei chocada com o que lia mas no desenrolar da narrativa pude entender onde o escritor quis chegar.
Um homem, um cachorro, O Dono de um Bar, varias mulheres e um casal de amigos, muita cachaça, cigarro e drogas, (Cachorro do Mato, Pierre, Gabriel o Arcanjo, Jose, Lia, mulher das coxas bonitas, Doroti, Lucky, Tonho e Carol) esses são nossos personagens que lutam cada um como podem para viver a vida da melhor maneira possível " sempre um dia após o outro"

Pessoas que tem em comum as ruas e suas dificuldades, e que de algumas forma e motivos diferentes sairam de casa para fugir de problemas, responsabilidades, abusos...
Cachorro do Mato e Pierre cuidam um do outro sendo amigos e companheiros em todos os momentos.
Nosso personagem principal quer fugir da realidade de uma vida com regras e se joga no mundo literalmente. Rasga todos seus documentos e passa a viver na rua, cachaça, cigarro e mulher. É a vida que ele quer sem ter paradeiro, quando seu dinheiro acaba começa vender suas próprias roupas e a viver como andarilho, mas esta feliz. " Esta por ai "
De uma forma obscena e bem realista o escritor nos mostra a humildade, companheirismo, amizade, caridade e amor, que vem de onde menos esperamos. 


(Trecho do livro)

" O mar esta calmo e parece não se importar com nada. Pierre corre contente à nossa frente pulando, os olhos acesos, latindo e abanando o rabo. Passa um carro e alguém grita, CACHORRO DO MATO!...Não olho e não mi interessa saber quem é..." 


Fiquei curiosa pra saber mais sobre o personagens, qual vida ele tinha antes de ir para as ruas? Bom Andreas Nora fica a pergunta no ar

#editoralivreexpressão
#andreasnora #cachorrodomato



Em entrevista ao nosso blog Andreas nos mostra um pouco do que esta no livro esta foi a pergunta nemero 15 feita a ele e vale a pena ver novamente ok 

De onde vêm os seus personagens? são inspirados em pessoas reais ou em fatos?

Meus personagens são inspirados em Pessoas Reais e Fatos. Vivi muito a boêmia, de botequins em botequins, convivendo com todo o tipo de gente do "submundo social"; de moradores de rua à traficantes; e presenciei cenas de todo tipo: de vagabundo entrando em camburão, piranhas apanhando de cafetão a homicídio a dois passos de mim.


3 Comentários

  1. Nossa amo tudo que tem nome cachorro, pois todos pensa logo no animal mas sempre tem varios sentido no nome e esse livro esta a dizer isso ... ja fiquei ansioso.

    ResponderExcluir
  2. Priscila, fiquei encantado com o seu tino de Crítica Literária, coisa que eu já havia observado, mas, nesse trabalho você me surpreendeu quando tirou das letras o que a minha alma exprimia: o amor, a lealdade, a cumplicidade, a amizade, a presteza, a camaragem, a proteção que um ser pode dar a outro mesmo ele vivendo num "submundo social". Muita "gente boa" leu e não captou essa esspência. PARABÉNS PELO SEU TRABALHO!! Fico muito Agradecido pela sua Acolhida!
    Sobre a curiosidade em saber o que o personagem fazia ou era antes de ser morador de rua, antes de ser Cachorro do Mato. Ele era um homem bem sucedido em sua profissão, com um "ótimo" casamento e muito bem inserido na classe social alta, porém ele começou a questionar valores humanos (ou desumanos), e entrou numa vivência existencial onde o que interessava para ele era a liberdade plena do aqui e agora, é não a mesquinhez de uma sociedade fútil e vesga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amei imaginei isso, amei a leitura obrigado pela confiança bjks

      Excluir

Ola divirta-se fica a vontade sua opinião é muito importante para nossa equipe
bjks até a proxima. *-*

Topo