Esse é o Ricardo Alex Ssantos, ele é de Belo Horizonte e tem 22 anos. Desde de pequeno sempre teve facilidade para criar historias e uma dessas historias acabou ganhando força e se tornou seu trabalho de estreia no universo literário.

    Agora vamos as perguntas e respostas \o/


1 - Qual foi o primeiro livro que você leu e te fez começar a gostar do universo literário? 
Na verdade eu li muito pouco até hoje, pois sempre me empenhei em escrever. Li recentemente um livro de mistério nacional e um de Agatha Christie, mas o que acabou me inspirando a escrever foi um filme de Luc Besson. 


2 - O que você acha de blogueiros fanáticos por livros? 
Eu acho maravilhoso principalmente quando dão chances, assim para escritores novatos e desconhecidos, e demonstram interesses em suas obras. É uma maneira maravilhosa de ajudar a literatura nacional que é quase sempre desprezada e vitima de inúmeros preconceitos. 


3 - Lendo um romance, vendo um filme, uma novela, gostaria de mudar o final? 
Geralmente não penso em mudar o final das coisas que assisto ou leio, mas confesso que às vezes dá uma vontade de tirar aqueles beijos nos finais dos filmes de ação, é quase sempre do mesmo jeito e os finais parecem ser todos iguais (risos).


4 - Quando começou a escrever, já fazia planos de seguir carreira? 
Não, Antes eu escrevia por escrever. Eram histórias que ficavam numa folha de caderno guardadas até o dia de jogar fora. Somente quando senti que havia escrito algo bom, depois de me inspirar em um filme, eu senti o desejo de mostrar para outras pessoas, antes eu tinha vergonha (risos). 


5 - Além de escrever o que mais faz? 
Estou estudando e para me distrair gosto muito de assistir programas de investigação policial e jogar GTA. 


6 - Musica de fundo é indispensável? 
Às vezes, desde que sejam internacionais. Se eu entender a letra, me atrapalha a escrever. Quando estou escrevendo cenas de briga ou ação em geral ouço músicas agitadas, que combinam, e quando estou escrevendo cenas românticas ou diálogos, geralmente ouço música mais lentas. 


7 - É notívago ou só cria à luz do dia? 
Não tenho hora para escrever. A inspiração pode vir a qualquer momento e em qualquer lugar ou ocasião, mas geralmente prefiro a calma da madrugada, onde há silêncio e tranquilidade em excesso. 


8 - O que é mais difícil: a primeira ou a ultima frase? 
Quando tenho inspiração, a história sai toda da cabeça para o computador sem nenhum problema, mas geralmente a última frase é sempre a mais difícil, pois ela define o final perfeito. Meu livro teve o final mudado dezenas de vezes até encontrar o melhor (risos).


9 - Quem foi seu primeiro leitor? Você mesmo? Seu gato/cachorro? Amigo? Família? Ou juntou todos em uma avant-premiere? 
Geralmente não gosto de considerar pessoas próximas como sendo as primeiras leitoras, pois sempre terão opiniões positivas e sempre se mostrarão impressionadas, mas a princípio foi minha noiva, que também teve muito envolvimento no desenvolvimento de alguns trechos da história. 


10 - De onde vieram seus personagens? São inspirados em pessoas reais? 
Somente dois foram inspirados em pessoas da vida real. Um eu criei com base em mim mesmo, dando minhas próprias descrições e fazendo-o agir como eu mesmo  e o outro eu criei com base em um personagem de um filme, dando as descrições do ator que o interpretou, exatamente como ele era na época. 


11 - O que é mais chato na vida de um escritor? 
A falta de apoio, quando uma pessoa não demonstra interesse em ler sua obra e principalmente quando não compreendem o sentido e a razão daquilo que você criou. Já disseram que meu livro é pesado demais, embora não seja, e já me mandaram escrever outra coisa, pois já basta de violência no mundo. E olha que é uma história fictícia com base na realidade, e com o propósito de conscientizar, alertar e até ensinar... 


12 - O que é mais legal na vida de um escritor? 
Quando as pessoas entende completamente a historia. Eu adoro quando as pessoas vem me contar o que acharam do livro e as reações de cada um. Mas a melhor parte mesmo é criar um mundo inteiro em páginas e saber que várias pessoas estão viajando por ele... 


13 - Qual de seus personagens/obras é o favorito? 
Essa é minha primeira obra pronta, posso dizer que amo todos os personagens que criei! Até os vilões, mas tenho um sentimento especial pela personagem protagonista. Ao criar aquela menina de 14 anos, consegui criar um anjo. Retratei perfeitamente a imagem de uma menina jovem, e lendo a história, é impossível (pelo menos para mim) não criar uma certa ligação com ela. 


14 - Curiosidades sobre seu livro; 
Meu livro é repleto de curiosidades, vou citar algumas delas: 

Lágrimas de Anjo teve mais de cinco títulos diferentes antes do atual. Só não vou citá-los, pois poderão ser aproveitados por mim mesmo futuramente (ou por algum outro escritor que esteja sem ideia -risos-). 

A ideia do título "Lágrimas de Anjo" veio de um desenho animado infantil.

A história mudou de enredo três vezes, mas sempre mantendo os mesmos personagens e a mesma ideia. 

A personagem protagonista Virgínia Mayumi Suzuki nem sempre foi a mesma. No rascunho ela não tinha sobrenome, não era japonesa e tinha somente 12 anos. 

Em um trecho em que o personagem Jackson sofre uma tentativa de assalto, eu contei mais ou menos o que aconteceu comigo na vida real, e o que eu gostaria de ter feito. 
O personagem Luciano Antônio Lobue foi batizado assim em homenagem ao dublador brasileiro Luis Antônio Lobue, grande amigo e grande profissional da área conhecido por diversos trabalhos. 

O personagem Evandro recebeu as descrições com base em um personagem chamado Gregor, interpretado pelo ator Stellan Skarsgard no filme "Ronin". 

A história não seria lançada em trilogia. A editora propôs dividir a história em três partes para o livro não ser muito grande e caro. Suponho que em volume único, o livro superaria 600 páginas e custaria muito caro. 
Originalmente a história se passa em Belo Horizonte, mas eu não faço descrições de lugares e nem cito nomes, para assim, o leitor poder imaginar a história se passando onde bem quiser. 


15 - Você já tem algum novo trabalho em mente? 
Sim, tenho vários. Um de investigação policial, um de comédia e ação, um de suspense e outro que na verdade será como uma saga, inspirado nos animes japoneses. 


E ai curtiram a entrevista? Aposto que ficaram curiosos para saber um pouquinho mais sobre Lagrimas de Anjo né.. Então ai vai a sinopse:


“Eu não aguento mais essa vida! Não suporto mais viver assim! Sinto falta da minha mamãe!”... Esses são os pensamentos de Virgínia Mayumi Suzuki, uma garota com apenas 14 anos que é mantida presa dentro de sua própria casa e tratada como uma escrava doméstica e sexual desde os dez anos de idade. O responsável por essa crueldade é seu próprio pai, um perigosíssimo traficante chamado Leonardo, que além de maltratá-la e torturá-la de várias maneiras, ainda se aproveita de seu corpo feminino prostituindo-a para seus amigos em troca de muito dinheiro. Então, após sua presença tornar-se um empecilho e sua vida entrar em contagem regressiva, Virgínia decide arriscar uma ousada fuga de seu cárcere para ir em busca de verdades à respeito do misterioso desaparecimento de sua jovem mãe. 




Link da Editora Garcia para compra do livro: http://www.editoragarcia.com.br/lagrimas-de-anjo 


Um Comentário

  1. Olá
    Adorei a entrevista.Vou acompanhar mais suas matérias. Estava viajando por isso não estava visitando todas as matérias haha.
    Abraços!
    umlivroabertoig.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Ola divirta-se fica a vontade sua opinião é muito importante para nossa equipe
bjks até a proxima. *-*

Topo