À beira da morte, o capitão Percival Morris fez um último pedido a seu oficial superior: que ele levasse a notícia de seu falecimento a sua irmã e que a protegesse "Custe o que custar!". Quando o honrado coronel lorde Aidan Bedwyn chega ao Solar Ringwood para cumprir sua promessa, encontra uma propriedade próspera, administrada por Eve, uma jovem generosa e independente que não quer a proteção de homem nenhum.
Porém Aidan descobre que, por causa da morte prematura do irmão, Eve perderá sua fortuna e será despejada, junto com todas as pessoas que dependem dela... a menos que cumpra uma condição deixada no testamento do pai: casar-se antes do primeiro aniversário da morte dele o que acontecerá em quatro dias.
Fiel à sua promessa, o lorde propõe um casamento de conveniência para que a jovem mantenha sua herança. Após a cerimônia, ela poderá voltar para sua vida no campo e ele, para sua carreira militar.
Só que o duque de Bewcastle, irmão mais velho do coronel, descobre que Aidan se casou e exige que a nova Bedwyn seja devidamente apresentada à rainha. Então os poucos dias em que ficariam juntos se transformam em semanas, até que eles começam a imaginar como seria não estarem apenas ligeiramente casados...
Neste primeiro livro da série Os Bedwyns, Mary Balogh nos apresenta à família que conhece o luxo e o poder tão bem quanto a paixão e a ousadia. São três irmãos e três irmãs que, em busca do amor, beiram o escândalo e seduzem a cada página.

Resenha:

Livro: Ligeiramente Casados
Autora: Mary Balogh
Editora: Editora Arqueiro
Edição: 2014
Paginas: 288

Romances de época fazem sucesso nas tramas das novelas, volta e meia surgem nos roteiros de filmes e também não escapam das páginas literárias. Se é a arte que imita a vida ou a vida que imita a arte, não vem ao caso. 
O fato é que os casamentos de fachada continuam sendo uma realidade, mesmo em tempos em que as mulheres conquistam, cada vez mais, o mercado de trabalho e a separação já não é um bicho-de-sete-cabeças. Seja para manter a estrutura familiar, por causa da dependência financeira ou "simplesmente" pela dificuldade de mudar e enfrentar um mundo completamente novo. Sem dúvida, manter um casamento de fachada não faz parte do sonho de ninguém.
A trama está focada no casamento de conveniência,  por mais previsível que a relação pareça, a trama conquista nós o leitores com o amadurecimento no relacionamento do casal que cresce no convívio diário, unindo duas pessoas completamente diferentes com sonhos, prioridades e de classes sociais distintas
" e ainda fizera um juramento mais sagrado de que iria protege-la. Do que ou de quem - Ele não tinha a menor ideia
Custe o que custar! "
Aidan Bedwyn, coronel do exército inglês. Ao presenciar os últimos minutos de vida do capitão Percival Morris, prometeu dar a notícia de sua morte para a irmã dele pessoalmente. pois tempos atrás o capitão salvou sua vida arriscando-se e Aidan sentia-se em débito.
Eve Morris é uma mulher independente  que administra a sua fortuna e a propriedade com sabedoria. Ela também é muito bondosa, tendo abrigado dois órfãos que considera como filhos e empregando pessoas que  eram excluídas da sociedade.

Aidan foi incumbido de dar a noticia da morte de Percival Morris e de cuidar e proteger custe o que custar, sua irmã Eve, Aidan entrou  de licença por dois meses e foi direto em direção ao solar da família da Eve Morris. 
O encontro com o coronel Aidan e as noticias que ele trouxe deixa a  desconcertada, a perda do irmão e assustadora e a perspectiva do futuro fica incerta, a morte precoce de Percival deixou Eve, e todos os moradores do Solar Ringwood, ameaçados de ficar sem lar, afinal, segundo o testamento do pai de Eve, ela perderá toda a fortuna e as terras se ela não se casar até um ano após a morte dele. Aidan, se ve obrigado a fazer alguma coisa e cumprir a promessa feita a Percival, Propõe a Eve um casamento, de aparências para não deixar Eve desamparada, A proposta é: eles se casam, com uma licença especial, fariam apresentações para comprovar sua legalidade, e Aidan partirá  em seguida eles nunca mais se veriam.
Mesmo sendo um casamento de faixada isso não impediu que o sentimento entre Aidan e Eve fosse crescendo conforme eles se conheciam. A forma como a narrativa foi mostrando os pensamentos dos personagens de forma que seus sentimentos foram sendo desvendados. O que acontece com o casal no final pra mim foi emocionante.
"[...] - São pessoas com quem a vida foi cruel. São pessoas preciosas que não tem menos valor do que eu ou o senhor nos desígnios sagrados. E tambem há Muffin, meu cão que foi brutalmente maltratado pelo dono anterior. Vidas de valor infinito, todas elas. [...]"
Ligeiramente casados narra a trajetória de uma jovem, que perdeu os pais e acabara de perder o irmão precocemente,os costumes da época, como por exemplo: às injustiças cometidas contra as mulheres sem um sobrenome de peso, ao desprezo cometido contra os mais pobres e ao pedantismo da nobreza.a paranoia que atormentava as pessoas na época com relação ao que os outros poderiam pensar. Havia uma preocupação excessiva com a opinião dos outros, de forma que todas as ações e palavras eram minuciosamente calculadas para não causar má impressão
Mary Balogh tem um estilo de escrita incrivelmente envolvente que atrai o leitor. Mesmo as cenas sérias são cativantes, pelo simples fato de serem escritas com inegável talento. Aidan e Eve foram incríveis juntos. Nenhum dos dois estava buscando o que encontraram com este acordo, mas eles acharam um ao outro porque deveria ser assim, porque mesmo contra todas as convenções e regras da sociedade, eles continuaram circulando ao redor um do outro sem conseguir resistir até que finalmente estavam juntos
Ligeiramente Casados é um romance de época que inicia-se na França, em 1814, e prossegue na Inglaterra do mesmo ano. É o primeiro livro da Saga Os Bedwyns, a qual já conta com seis livros.
Esse livro definitivamente entrou para a lista dos meus favoritos, pois a autora claramente se dedicou bastante a escrever um romance histórico de alta qualidade que consegue entreter, mas também tem uma mensagem implícita. Ela trata os elementos importantes do romance histórico com respeito, mas escreve uma história divertida, sensual e envolvente.




Saiba mais no site da editora clicando na foto




 


2 Comentários

  1. Oi! Eu tenho ficado cada vez mais interessada por esses romances de época. O que ainda me inibe um pouco a começar a ler é que grande parte deles faz parte de alguma série... Não gosto de ficar presa, sabe?! Gostei dos aspectos que você disse que foram trabalhados em "Ligeiramente casados", e que vejo sendo tratados também em outros livros do gênero.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. Que linda sua resenha, Pri!
    Li poucos romances de época e este me deixou com bastante vontade de ler, gosto de romances onde o amor surge atraves de uma relação assim!
    Adoro finais emocionantes! Se este te emocionou preciso ler!
    Beijuu ~Keth
    www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Ola divirta-se fica a vontade sua opinião é muito importante para nossa equipe
bjks até a proxima. *-*

Topo