Essa é a Caroline Defanti, uma jovem escritora e estudante de Letras de 23 anos (minha idade *-*), do Rio de Janeiro. Ela adora ouvir músicas, principalmente heavy metal e afins, cantá-las e dançá-las - quando não tem ninguém olhando... ou em público mesmo (risos). Amante ferrenha de chocolate e nutella. Admite ser indubitavelmente apaixonada e viciada em livros – principalmente tudo o que engloba a Literatura Fantástica - e adora conversar sobre eles. O que mais ama fazer na vida é ler e escrever. Tem dois livros publicados - de sua trilogia Irmandade de Copra -, um no Wattpad - As Sentinelas - e está trabalhando no seu mais novo projeto - uma surpresinha, mas dizem os passarinhos que é um steampunk.

    Conheci a Carol e a obra dela por acaso nas redes sociais e fiquei encantada com a historia da trilogia! Ai é claro que fui conversar com ela e acabou que deu uma entrevista super legal... 


1 - Qual foi o primeiro livro que você leu e te fez começar a gostar do universo literário?
Que eu me lembre foi um livro bem antigo chamado A Escola da Magia e Outras Histórias, do alemão Michael Ende. Eu o tenho até hoje (Risos) Foi não apenas o livro que me introduziu no universo literário em si, mas no universo da Literatura Fantástica. 


2 - O que você acha de blogueiros fanáticos por livros?
O mesmo que acho de leitores fanáticos por livros, ou seja, eu me identifico com eles (Risos). Desde que não sejam do tipo que sai pedindo livro ao primeiro autor que veem só porque querem encher a estante. Isso é um pouco deprimente, eu acho. E é o que contribui para fomentar alguma antipatia de autores - principalmente os independentes e o iniciantes - com relação a eles. Mas, pessoalmente, acho que blogueiros são leitores que gostam de ajudar a divulgar a literatura e isso é muito legal.


3 - Lendo um romance, vendo um filme, uma novela, gostaria de mudar o final?
Quase nunca. Mesmo que seja um final que me deixe triste ou me faça chorar - na verdade, eu meio que gosto de chorar com livros e filmes (risos).

Só quando eu acho que esse final em questão não condiz com o que o livro, ou o filme, ou a novela, ou o que quer que seja, propõe; aí, sim, eu gostaria de poder mudar, porque isso acaba com o meu interesse por toda a história.

Exemplo (e algumas pessoas vão me julgar e me xingar por isso): a trilogia Jogos Vorazes. Eu achei a história bem bacana, mas aquele final - especialmente o destino de um dos personagens particularmente - me deu a impressão de que a autora se contradisse e jogou o motivo de tudo o que aconteceu na trama desde o início se tornasse pouco importante. Eu achei isso péssimo e me decepcionou muito.


4 - Quando começou a escrever, já fazia planos de seguir carreira?
Não. Eu só queria escrever e ia escrevendo mesmo - na verdade, tudo começou como uma brincadeira, literalmente. Ainda mais porque eu comecei a escrever quando tinha 9 anos - cheguei a escrever 4 livros antes da Irmandade de Copra e, francamente, não pretendo trazer esses 4 para o público. ((Risos) 

Só mais tarde foi que pensei em publicar. 


5 - Além de escrever o que mais faz?
Leio muito, é claro (risos). E faço faculdade (Letras - Alemão). -Rica e phina-


6 - Musica de fundo é indispensável?
Eu não diria indispensável. A bem da verdade, costumo escrever sem escutar música. Mas, de vez em quando, dependendo do meu humor e da cena que estou escrevendo, gosto de colocar uma música. Normalmente, metal. Algo como: Nightwish, Disturbed, Kamelot e Epica. 


7 - É notívago ou só cria à luz do dia?
Tanto faz. Desde que eu esteja acordada, beleza. Só não posso estar com sono ou com fome (Muitos Risos). Mas, como eu estudo de manhã, normalmente, eu escrevo mais durante a tarde - pelo menos, nos dias de semana.


8 - O que é mais difícil: a primeira ou a ultima frase?
Na verdade, o princípio e o fim são sempre os mais fáceis para mim. Quase todas as vezes, eu crio primeiro o final, depois crio o início e, então, tenho que dar um jeito de fazer um meio que se encaixe e ligue tudo.

9 - Quem foi seu primeiro leitor? Você mesmo? Seu gato/cachorro? Amigo? Família? Ou juntou todos em uma avant-premiere?
Foi a minha mãe. Ela é a minha maior crítica - na verdade, ela é aquela que me esculacha e aponta um monte de erros que eu nunca teria percebido nos meus livros. Na verdade, sou bem metódica com isso, porque eu sequer cogito a possibilidade de mostrar o livro no qual estou trabalhando no momento para qualquer um. Eu só mostro depois que considero "finalizado". E ela é a primeira pessoa para quem eu entrego os meus livros para serem lidos. Só depois das críticas dela é que eu decido o que fazer com o livro. 


10 - De onde vieram seus personagens? São inspirados em pessoas reais?
Não. Nunca inspiro meus personagens em pessoas reais. Muito pelo contrário. Já inspirei alguns personagens em outros personagens, mas normalmente eu os crio a partir do que eu mesma quero. Na verdade, essa é uma das partes que eu mais gosto no ato de criar uma história. Eu acho um barato criar personagens. Os meus preferidos são sempre os mais estranhos - normalmente, em cada um dos meus livros, tem um personagem um pouco fora do normal, um pouco esquisito e com gostos peculiares.


11 - O que é mais chato na vida de um escritor?
O fato de que é incrivelmente mal pago, talvez? (Muitos Risos) Acho que é o fato de que o escritor dá um duro danado para escrever um livro, depois de novo para publicá-lo e finalmente trazê-lo para o público, para, às vezes, a sua história ser considerada nada mais do que um conjunto de folhas impressas em determinada ordem, sem nada especial. Ou quando o autor tenta passar uma mensagem com a sua história, mas ninguém vê isso. É bem frustrante.


12 - O que é mais legal na vida de um escritor?
Criar mundos novos, eu diria. E ver as pessoas lendo e comentando. Isso é muito, muito legal. Quando um leitor vem falar que adorou o seu livro e pede para você não parar de escrever nunca e, então, escritor e leitor começam a conversar sobre a história... É uma sensação que todos deveriam conseguir experimentar.


13 - Qual de seus personagens/obras é o favorito?
Eu tenho - sem contar com os 4 que escrevi quando era bem mais jovem - 4 livros e estou escrevendo o quinto. Amo todos eles. Mas, como o processo de escrita é algo que está em constante estado de mudança e evolução, costumo me ver muito apegada ao mais recente - principalmente ao que estou escrevendo no momento. Quando eu escrevi o Irmandade de Copra, eu o amava mais do que todos os outros. Quando estava escrevendo As Sentinelas, foi o mesmo com ele. E, agora, que estou escrevendo outro, estou apaixonada por esse. (Risos) Vai entender...


14 - Curiosidades sobre seu livro;
Ok. Essa agora foi difícil (Muitos Risos). Deixa eu pensar.

Ah, para quem não sabe, a trilogia Irmandade de Copra é recheada de aliens - os Copranos, os meus aliens. Mas o engraçado é que eu morro de medo de aliens. Sério mesmo. Eu não consigo ler livros sobre aliens, ou assistir filmes ou documentários que fico dias tendo pesadelos horríveis (Risos). Talvez seja justamente por esse motivo que eu tenha criado os meus próprios aliens. 

Outra curiosidade: eu choro pateticamente sempre que escrevo alguma cena que me emociona de alguma forma. Na verdade, eu faço isso não apenas com os meus livros. Eu sou muito chorona (Risos).

Mais uma: pensar no título do livro foi, sem sombra de dúvidas, a parte mais difícil de todo o processo (Risos). Sou um zero à esquerda com títulos.


15 - Você já tem algum novo trabalho em mente?
Bom, como eu acho que comentei mais acima, estou trabalhando em um projeto novo. Um steampunk, com direito a autômatos, Demônios e "fantasmas" (Risos).  Mas eu já passei da metade do projeto, então, já comecei a pensar no próximo que vou escrever - eu costumo começar a pensar no projeto seguinte quando passo da metade do atual. É um jeito de nunca estar parada. 

E acho que já até tenho um enredo rascunhado. (Risos e Mistério)


E ai curtiram a Carol? Ficaram interessados em saber mais sobre A Irmandade de Copra? Ai vai a Sinopse do primeiro livro:

"Em um futuro longínquo, a quase extinção do ser humano fez com que os poucos que restaram lutassem pela sobrevivência em colônias extraterrestres. Entretanto, alienígenas se apossam da Terra e a curam, mas os homens desejam ter seu planeta e vidas de volta. Mas os seres não parecem dispostos a abrir mão de seu novo lar. Por isso, os homens criam novos soldados, uma raça nova capaz de combater essas criaturas e recuperar o planeta. Assim nasce a Irmandade de Copra." 


TODAS QUEREM \o/



ONDE COMPRAR:

- Site da loja da editora Arwen






- Cia dos Livros















- Ou direto comigo. =)



REDES SOCIAIS DA AUTORA


- Skoob Jogos de Liderança: www.skoob.com.br/livro/578947ED580224


- instagram: @carolinedefanti


O meu exemplar de A Irmandade de Copra - Livro 1 já chegou por aqui! Logo menos tem renha completa do livro por aqui...


3 Comentários

  1. Que entrevista legal essa. Adorei a autora, ela tem varias idéias incríveis e possui uma grande criatividade. Adorei a sinopse do livro haha e quando ela falou sobre aliena, sendo que tem medo deles.
    Abraços!
    umlivroabertoig.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Christian a Carol é uma fofa mesmo rs
      Logo menos posto resenha do livro ;)

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

Ola divirta-se fica a vontade sua opinião é muito importante para nossa equipe
bjks até a proxima. *-*

Topo