ENTREVISTA

Conversando com o Autor Roberto Júnior




1- O que você acha de blogueiros fanático por livros?
Eu amo blogs. E, sem sobra de dúvida, os meus prediletos são os que falam sobre livros. Os blogueiros costumam ser sarcásticos, críticos e bem inteligentes. E eu adoro isso. Sou fanático por livros e entendo bem gente assim... Não dá pra resistir! Além do mais, quando o dono de um blog gosta de livros e faz resenhas, ajuda muito o autor. Blogueiros literários e escritores são meio como arroz e feijão, não podem se separar.

2-Lendo um romance, vendo um filme, uma novela, gostaria de mudar o final? Citar exemplos?
Sim, muitas vezes, aliás. E acho que muitas pessoas se sentem assim quando se veem diante de finais indesejáveis. Sou assim principalmente quando o final é triste. Até hoje não me conformei com a morte do Comendador (Império) e com a morte de Alex (Verdades Secretas). Mudaria, sem dúvidas.

3-Quando começou a escrever, já fazia planos de seguir carreira?
Não, a princípio a escrita apenas me servia para esvaziar o amontoado de sentimentos que havia em mim. Coisas que queriam se libertar, tomar voz. Quando terminei meu livro e enviei para algumas editoras, não esperava ser aprovado, só queria conhecer os mecanismos que levam a publicação. Mas, para a minha incrível surpresa, gostaram do meu original e então estou aqui, prestes a publicar minha inquietude. Hoje, posso dizer com toda certeza, faço planos para continuar na carreira — encontrei o que realmente quero fazer da vida.

4- Além de escrever, o que mais faz?
Estou terminando o ensino médio e nas horas vagas dou uma de clarinetista e me apresento juntamente com a filarmônica de minha cidade. A música também é uma grande paixão.

5-Música de fundo é indispensável?
Sou extremamente curioso, qualquer coisa me distrai, por isso prefiro escrever no mais absoluto silêncio. No entanto, antes de iniciar o processo de escrita, gosto muito de ouvir algumas canções, principalmente da cantora inglesa Adele, ela me inspira muito (Meus amigos, inclusive, vão rir quando lerem isso, porque eles não aguentam mais me ouvir cantando Someone Like You e falando sobre Adele). 

6- É notívago ou só cria à luz do dia?
Prefiro escrever pela manhã, logo depois de acordar e tomar café, porém não é regra, escrevo a qualquer hora do dia ou da noite, não importando se são três da tarde ou da madrugada.

7- O mais difícil: a primeira ou a última frase?
Os dois. É difícil se despedir da obra dizendo “Fim”, embora seja um momento de vitória. Mas dar o primeiro passo é sempre mais complicado. Então, é a primeira frase, ela é a mais difícil.

8-O seu primeiro leitor: você, seu gato, um parente, amigo, editor? Ou convoca a gangue inteira para uma avant-premiere?
Meu editor, só depois de aprovado mostrei para uma amiga.

9-quais eram seus passatempos que te levaram a querer contar histórias?
Sempre fui a “criança das nuvens”, aquela que vive sonhando e imaginando. Se via uma situação, já imaginava uma história completa.  Também gostava muito de telenovelas, das histórias e situações inventadas. Escrever um livro foi idealizar tudo isso. 

10-De onde vêm os seus personagens? são inspirados em pessoas reais ou em fatos?
É um questionamento para mim também. Afinal, a vida imita a arte, ou é o contrário? Creio que a personalidade dos meus personagens seja bem parecida com pessoas reais — até mesmo comigo. Mas não escrevi pensando em ninguém. Porém, a história que busco retratar, é polêmica e constantemente explorada pela mídia.

11-Qual de suas obras/personagens é seu favorito? porque? o que ele significa para você?

Das minhas obras, O Tempo Não Apaga, é meu o xodó, é o meu primogênito. Ele significa o início de tudo, inclusive de um sonho. Meu personagem favorito se chama Raquel, gosto da força que ela demonstra. 


12-alguns fatos sobre você?
Já escrevi dois livros. Comecei e terminei o primeiro aos 16 anos, hoje tenho 17. Nasci em São Paulo (capital), mas vivo na Bahia desde que me entendo por gente. Amo artes em geral. Gosto de escrever — além de histórias — resenhas sobre livros. Adoro de estudar, café, bolo, pudim e conversar com os amigos... (Sou fã do John Green, e numa promoção do ‘Fantástico’, para conhecê-lo, parte do meu vídeo apareceu, e foi ele que escolheu). 

13-curiosidades sobre seus livros?
Não vou contar, é surpresa! (risos)

14- Você já tem algum livro novo em mente para ser publicado?
Sim, e ele é diferente de tudo que já escrevi. Tem uma pegada YA, bem adolescente. Estou amando escrevê-lo.

———————————————————————————————————
Instagram (@eurobertojunior )
Snap (eurobertojunior)

*O lançamento oficial do livro será em novembro



 O Tempo Não Apaga

(sinopse)

 

E se houvesse uma proposta absurda? O tempo seria capaz de apagar as memórias? Quem ama não trai? Os laços familiares podem se romper?
Beatriz é uma jovem sonhadora, alheia a diversas situações, vive para satisfazer os caprichos de sua mãe, uma mulher misteriosa e controladora. Tudo muda com o aparecimento de um rapaz sedutor, capaz de despertar em Beatriz uma paixão avassaladora, que mudará completamente o rumo de sua vida, principalmente pelos frutos deixados ao longo do tempo.
_______________________________________________________________________________

Comentário:
Em sua obra de estreia, Roberto Júnior nos intriga com um drama familiar de tirar o fôlego, construindo um cenário de emoções e conflitos, nos faz mergulhar num mundo cheio de segredos e revelações, uma história que irá te prender do início ao fim, deixando um sabor de quero mais.
________________________________________________________________________________________

Frase do livro:
O que te mata não é aquilo que faz seu coração parar de bater, e sim tudo aquilo que te impede de viver. As fatalidades fazem parte do movimento natural da vida, são cruelmente inevitáveis e imprevisíveis, mesmo assim decidi recomeçar a minha história, mas com alguns ajustes, pra começar, vou substituir o “era uma vez” por “é dessa vez.”




__________________________________________________________


O Tempo Não Apaga, é a primeira obra que será publicada do autor Roberto Júnior. O livro estará disponível para pré-venda ainda esse mês (Outubro), e será lançando oficialmente em Novembro desse ano. Enquanto a Capa do livro, o escritor só pretende revelar na pré-venda.

Não sei vocês, mas eu estou morrendo de curiosidade. rsrsrs

O tempo será realmente capaz de apagar tudo? 
De consertar os erros do passado? - Bem, iremos descobrir as respostas em breve...
A sinopse é curta, porém muito bem trabalhada e as interrogações me fez ter uma vontade absurda de ir mais além... Então, nota-se que grandes surpresas e maravilhosas revelações estão vindo por ai...

Obrigado, Roberto por ter aceitado falar um pouco de você pra gente. Foi um prazer conhecer um pouco mais de alguém tão talentoso como você.
Desejo-lhe muito sucesso nesse belo universo da literatura e torcendo para que O Tempo Não Apaga, seja o primeiro de muitos.

Em breve, resenha da obra e parceria com o autor.

 


4 Comentários

  1. Que legal! Eu já conhecia o autor, mas não sabia que já ia publicar seu livro. Muito interessante saber mais sobre ele :D e parabéns pela parceria e quero resenha, viu? Kkkkkk estarei no aguardo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. rsrs Sim! Estou torcendo por ele. Com certeza em breve teremos resenha do livro :)

    ResponderExcluir
  3. Ain ama blogueiros já gostei ^^, quero conhecer os livros pessoalmente !!

    ResponderExcluir
  4. Ain ama blogueiros já gostei ^^, quero conhecer os livros pessoalmente !!

    ResponderExcluir

Ola divirta-se fica a vontade sua opinião é muito importante para nossa equipe
bjks até a proxima. *-*

Topo