Título: O lado bom da vida
Autor: Matthew Quick
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
Ano: 2013
Classificação: 04/05


Sinopse: Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele 'lugar ruim', Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um 'tempo separados'. Tentando recompor o quebra-cabeça de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com o pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.

Para você, qual é o lado bom da vida? Pat Peoples passa as 256 páginas do livro - direta ou indiretamente - tentando responder essa questão. Depois de passar algum tempo no lugar ruim - clínica psiquiátrica -, sem ter totalmente sua memória, sem esposa e sem a ajuda dos amigos para montar o quebra-cabeça que é sua vida ele se nega a ser pessimista. Tudo o que ele faz é para ter sua esposa de volta, ela é a maior incógnita de toda a história, você se pega pensando: como ela pode deixar o Pat? Por que ela não foi visitá-lo? Essas questões só dão mais vontade de terminar o livro logo.

No início a narrativa é lenta, arrastada - esse é um dos maiores motivos para a avaliação ser 4 -, é difícil entender como as frases estão construídas, mas isso passa junto com as páginas. É necessário levar em consideração que a história é narrada em primeira pessoa e o Pat é um personagem complexo e confuso, ele não faz ideia do que aconteceu com ele e muito menos quem lê, por isso a leitura fica entediante e me levou a querer desistir do livro - mas não desistam, isso passa!

Além da trama principal entre Pat e Nikki, temos as sessões de terapia com o Dr. Cliff que rendem diálogos espetaculares! Ele tenta fazer Pat entender toda a história e se entender, chega a ser agoniante, pois você se coloca no lugar dele e tenta responder tudo, mas também não consegue. Faltam informações, fatos, mas a esperança de um futuro melhor está ali.

Também temos Tiffany, ela que dá uma animação e gera as cenas mais engraçada - a dança maluca, por exemplo. Ela é uma dançarina, seu marido morreu e tomou tantos remédios quanto o Pat. Os dois juntos formam uma ótima dupla, eles saem, correm juntos, brigam e conseguimos acompanhar a amizade dos dois crescendo. Uma amizade um tanto estranha e inesperada, mas que dá certo. Tiffany tem o contato de Nikky e por isso, no começo, Pat faz tudo o que ela quer. Eu, particularmente, torcia para ele ficar com ela. 

O pai de Pat também é um personagem importante. A relação entre pai e filho é conturbada, mas eles se unem quando o assunto é futebol. Ele é um personagem que você não sabe se ama ou odeia, você tenta entender ele junto com o Pat e é uma missão difícil, só fui tirar minha conclusão sobre ele no fim. 

O lado bom da vida é uma história que vai muito além de uma busca sobre felicidade, envolve auto conhecimento, medos, preocupações, uma pessoa melhorando, ajudar os amigos, entender sua vida. São muito tópicos abordados que fazem parte do nosso dia a dia. Não é o melhor livro que já li, mas esta no meu "top 5" de livros que passam uma mensagem importante, então recomendo sim! E também tem o filme com a Jennifer Lawrence (que ganhou o Oscar) e Bradley Cooper, vale a pena assistir!

O mundo vai quebrar o seu coração de 10 formas diferentes até o Domingo. Isso é garantido. Não dá para explicar isso. Ou as loucuras dentro de mim e de todo mundo. Mas adivinhe? Domingo é o meu dia preferido de novo. Eu penso no que todos fizeram comigo, e eu me sinto um cara muito sortudo.
Estou praticando ser gentil em vez de ter razão!
Eu te amo. Soube no momento que te conheci. Lamento ter levado tanto tempo pra entender, apenas estava emperrado 
Eu gostava de estar com você mesmo que não falássemos nada. 
Preste atenção aos sinais, quando a vida dá um momento assim é um pecado não aceitar!


5 Comentários

  1. *-* tenho esse livro a algum tempo, louca pra ler também gosto deste genero de leitura
    Parabéns pela resenha bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Deixe tempinho e leia ele, vai valer a pena, é bem interessante! Beijoss

      Excluir
  2. Heey!
    Eu já li esse livro e fiquei um pouco decepcionado, eu esperava um pouco mais, mas não foi de todo ruim haha
    Seu blog é fascinante, já estou seguindo =)
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Haha ele não é de todo ruim mesmo, mudando um ponto ou outro poderia ficar beeem melhor, mas tá bom assim, haha.
      Estou seguindo o seu também!
      Beijos

      Excluir
  3. É certamente muito mais completa versão do livro que o filme, mas isso não significa que foi realmente bom. A história eu achei muito bom, bem executar um script, engraçado e inteligente. Abotoaduras entre Jennifer Lawrence e Bradley Cooper me espanta, posso dizer que é um dos melhores filmes drama Cooper. Atuações ótimas até mesmo dos coadjuvantes Robert De Niro e Jacki Weaver estão ótimos. Uma ótima historia, madura, diferente de todas essas comedias dramáticas/românticas. Vale muito apena acompanhar.

    ResponderExcluir

Ola divirta-se fica a vontade sua opinião é muito importante para nossa equipe
bjks até a proxima. *-*

Topo