Da Autora Esther Lya Livonius
Da Editora Pandorga
De 2015
Com 252 páginas



    A historia do livro gira em torto de um tema pelo qual já passamos, um tema que ainda é real em alguns países, a ditadura.

“Viva esta vida. Esta vida e mais nenhuma. Não seja um militar.”

    Nesse livro é contada a uma parte da historia de Zakyia, uma moça que tinha como melhores amigos Wile e Naasir Vikela, ela e os rapazes moravam no povoado de Varke. As pessoas desse povoado eram todas muito simples e muito apegadas as tradições. Nesse povoado a religião também era muito presente, eles cultuavam deuses. E como autoridade suprema eles tinham a anciã.

“Yelwe era uma clareira escondida entre árvores altas. E da altura das árvores, havia ídolos de pedra representando os Deuses.”

    A população de Varke sempre teve limitações, mas na medida do possível tudo corria bem. Ate que certo dia pessoas começaram a se suicidar e o exercito apareceu no povoado.

Nessa época Asir e Kyia já estavam juntos e juntos permaneceram, enquanto tentavam da maneira que podiam, lutar contra o exercito. Eles acabaram tendo uma ajudinha muuuiitooo importante do que eu acabei considerando como rebeldes...

“Ela sorriu ao sentir os beijos dele descendo pelo pescoço, as mãos dele subindo pelo seu corpo. Naquele momento, Kyia queria mais. Queria ir ate as estrelas com Asir, e além das estrelas se permitissem.”



    Vocês devem estar se perguntando o porquê do titulo do livro ne?! Eu vou explicar. Na cultura do povoado de Varke era comum que noivos tatuassem um animal que simbolizasse o que eles desejavam ser para seu futuro cônjuge e quando chegou a vez de Kyia aderir ao ritual ela tatuou um javali. E mais para frente Kyia acabou virando o símbolo da pequena revolução em Varke.

    Por que um javali? Porque na cultura deles o javali representava proteção, coragem...


“ – Símbolo do líder? – perguntou Kyia rindo. – Por favor, eu só tatuei um javali! Apenas por mim. Por ser...

- Inteligente, protetora, possuir o dom da cura, corajosa... – disse o homem.”


    A historia fala basicamente sobre fé, fé nas pessoas. Achei a abordagem do tema bem adequada, me fez pensar na minha fé em relação a certas coisas rs

    Além da fé é claro que não podia faltar o romance e o drama ne?! Sim, eu chorei em algumas partes (a historia tem muitas mortes tocantes).

“Em volta do riacho, havia várias pessoas. Desajeitadas, tentando pegar algo grande que ou ficara preso entre as pedras, ou iria fugir. E então, haviam percebido que se tratava de uma pessoa.” 

    Gostei muito do livro, ele tem um final que já da spoiler do fim da historia. Isso mesmo pessoal, a historia não acaba nesse livro! Mas já estou sabendo que a continuação logo logo estará por aqui haha


“Haveria paz no reino dos javalis.”


Um Comentário

Ola divirta-se fica a vontade sua opinião é muito importante para nossa equipe
bjks até a proxima. *-*

Topo