Da Autora Dany Fran

Da Editora Empíreo

De 2015

Com 276 páginas

Eu amei ler as paginas de Dias Nublados, porque todos nos temos os nossos dias nublados ne... E ler sobre os de outra pessoa foi uma experiência única.

Esse livro conta uma historia de mudanças. Mudanças avassaladoras.

A historia é contada em primeira pessoa pela Izadora Morgahn Luchetta, uma moça nos seus vinte e tantos que estava morando em Florença na Itália e por la esta tudo certo para que ela faça sua primeira exposição como artista plástica em uma renomada galeria .

Em Florença ela conheceu uma rapaz chamado Francesco, bonitão e galanteador que acabou virando seu melhor amigo.

“Afinal, eu tambem queria, mais do que ele, abandonar ruídos particulares. A noite foi longa. Percorremos bares do coração da vida noturna de Florença, a Piazza Santa Croce, e ate um requisitado clube de dança afastado do centro histórico. Depois o Francesco continuou a via-sacra e eu fui para casa acompanhada.”

Estava tudo muito bom, tudo muito bem, mas a vida gosta de fazer mudanças repentinas, mudanças que literalmente mudam tudo! Um acidente automobilístico em uma estrada italiana acabou fazendo com que a exposição de Iza fosse adiada ate o fim do ano. Com tanto tempo de sobra e sem novas ideias e inspirações pra criar, nossa protagonista volta ao brasil para passar uma temporada com sua família.

Logo nos primeiros dias em solo nacional, Iza acaba reencontrando alguns amigos e conhecidos e se ve engajada em um projeto que pretendia unir artistas nacionais e internacionais em Curitiba durante uma semana em Dezembro. Ai surgiu o primeiro dilema, a Iza queri esta aqui na semana de arte e tambem precisaria estar na inauguração de sua exposição em Florença.

“E, sonhando acordada, fiquei parada no semáforo, esperando-o abrir para chegar ao atelier de Luna. Uma buzina despertou-me de um breve sono profundo de bela adormecida!”

E mais uma vez “as mudanças” se tornam as protagonistas e após uma ligação inesperada fica acordado que a exposição em Florença sera adiada ate fevereiro do ano seguinte.

O tempo passou, a Iza se divertia com as irmãs Fi e Mary, com os sobrinhos , os pais e Lurdinha. Estava tudo dando certo para a semana de arte, tudo ia as mil maravilhas. Mas então um novo acidente mudou tudo!

“Acho que não havíamos feito uma viagem assim todos juntos depois que eu e minhas irmãs crescemos. E nunca mais fizemos.”

A família Luchetta se viu perdida em meio a sentimentos diversos e destruidores, tudo foi muito difícil e assustador no começo e depois a dor substituiu todos os outros sentimentos e cada um acabou buscando a melhor forma de supera-la.

O Jeitinho da Iza foi se prender a uma rotina monótona que ela detestava, mas não tinha vontade de mudar. O tempo passou e aquela moça cheia de vida acabou virando uma estranha para si mesma ate que em um belo dia ela encontrou em um amigo o ar que precisava para mudar as coisas.

“Voltei para casa arrastando meu esqueleto que parecia mais uma sombra a me assombrar.”

Eu gostei muito da historia, me mostrou como pessoas diferentes lhe dão com os mesmos acontecimentos, como as mudanças esperadas e inesperadas são assustadoras e as vezes podem nos deixar sem parâmetros do que esta por vir. Tambem não posso esquecer de mencionar que acabei deixando umas lagrimas rolarem durante a leitura... rs

“Antigamente, gostava só dos dias escaldantes. Isto foi há algum tempo. Confesso que, agora, tambem gosto do sol de inverno e ate dos dias em que o mundo parece trancado atrás das nuvens. Eles podem ser quase como um colo de mãe.”

O livro ainda me vez viajar para paisagens italianas que pretendo visitar pessoalmente algum dia, assim como paisagens curitibanas que também me pareceram belíssimas!

Indico esse livro para quem esta a fim de uma leitura diferente, cheia de sentimentos que eu li acredito serem verdadeiros e profundos.


Eu já fiz uma entrevista com a Dany e sua Irmã de Palavra, a Kelly. Vocês podem saber mais sobre elas em : http://www.leituraecia.com.br/2016/03/entrevista-com-as-irmas-de-palavra-dany.html



Deixe um comentário

Ola divirta-se fica a vontade sua opinião é muito importante para nossa equipe
bjks até a proxima. *-*

Topo