O Velho Vestido de Noiva - Ana Ferrarezzi


Amélia se depara com uma devastadora notícia. Seu marido, o homem a quem se dedicou inteiramente durante trinta anos, pediu divórcio. Sem saber como prosseguir com sua vida, e aguardando que um milagre venha lhe dar uma direção, ela leva o seu vestido de noiva para uma reforma. Então, no meio do caminho, depara-se com um desdobramento inesperado.
Fábio é dono de um bistrô famoso no Recreio, Rio de Janeiro.
Desde seu traumático divórcio, abraçou uma vida solitária. Até se deparar com Amélia no ateliê de sua irmã, Letícia. Apesar de intrigado com a tristeza exposta nos olhos da bela mulher, manteve sua rotina. Então, ao caminhar pela rua, esbarra em seu desdobramento inesperado. Um livro intrigante, criativo, que acompanha com sensibilidade a transformação na vida desses dois personagens.




Resenha:

Livro: O Velho Vestido de Noiva
Autora: Ana Ferrarezzi
Edição:2015
Editora: Talentos da Literatura Brasileira - Editora Novo Século
Paginas: 223


O Velho Vestido de Noiva é o tipo de livro que cumpre o que promete. Ele é exatamente o que parece ser: um romance leve, fofo, divertido e bem humorado. Além de que é um nacional de altíssima qualidade. A escrita da Ana Ferrarezzi me encantou, e a história me arrancou suspiros o tempo todo e sorrisos também.
O vestido de noiva tem o significado de separar a mulher da vida de solteira para uma nova vida, a de casada, o costume de utilizá-lo e cada um com seu significado.
"Quando se reforma um vestido, faz-se abdicar do forro antigo, pois este pode contamina-lo com bactérias ou toxinas que crescem com o tempo.
Quando se reforma aa vida, faz-se necessário abdicar dos comportamentos que imperavam no passado.
Esses também podem contaminar escolhas futuras. Uma interessante semelhança."
Após 30 anos de casamento Amélia foi pega de surpresa, Murilo a largaria por uma mulher mais jovem. Sua maior raiva foi ter largado a profissão, da qual Murilo desdenhava e fazia chacotas, e por ter se entregado a uma vida onde vivia em função dele, não por prazer, mas para satisfazer as necessidades do marido.
Murilo o ex marido safado sem vergonha, que para mim poderia tem um fim muito pior, não mede esforços em suas artimanhas, e quer passar por cima de todos custe o que custar.
Fábio é dono do Bistrô La Nonna, ao qual se dedica inteiramente, dividindo suas atenção, estão as mulheres de sua vida que vivem pedindo de ajuda: Laura, Mirna e Letícia, donas do ateliê em que Amélia levou, a muito custo, o vestido de noiva. O encontro de Amélia e Fábio se na entrada do ateliê e, mais tarde, quando Amélia está fugindo das repreendas de sua irmã e cai em cima dele, literalmente, pedindo por emprego.
O caminho dos dois se cruza  mais uma vez após encontro no corredor do atelie, onde Amelia foi deixar seu vestido para reforma,  e o destino os põe na vida um do outro de forma inesperada, deixando-os mais interligados do que imaginam. Com o decorrer da trama, tanto pelo ponto de vista de Amélia quanto de Fábio, conhecemos mais sobre o passado das personagens, e como suas vidas chegaram àquele estágio do qual nenhum deles havia previsto.
Eles começam a conviver e construir um relacionamento aos poucos, mesmo com certas coisas indo contra isso.
"Amelia virou o broche e leu: Abrace os desdobramentos inesperados que a vida nos traz. Seja audaciosa, corajosa. Seja feliz. Te amo mamãe."
O Velho Vestido de Noiva é um livro que vale a pena ler! Daqueles que lemos em questão de horas, pra relaxar, curtir algo leve, divertido e romântico. É um livro muito bem narrado e com uma história linda de arrancar suspiros a cada página. A narrativa e a escrita da autora são deliciosas, o que nos faz querer ler o livro sem parar um minuto sequer. A capa e a diagramação são de alta qualidade ajudando ainda mais na leitura. Todo o enredo foi bem descrito e cada personagem teve um ponto fundamental na estoria e a autora não deixou nenhum buraco no desfecho. 


3 Comentários

  1. Adorei a resenha. A sinopse do livro me deixou curioso.
    Abraços!
    http://umlivroabertoig.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Priscila, tudo bem?
    Estou lendo esse livro no momento e concordo com você: tem sido um romance leve e fofo. Infelizmente a situação de Amélia é algo que acontece com frequência: um dos conjugues abdica da vida profissional, fica em total dependência do outro e após anos de casamento é trocado, como se fosse uma roupa velha...
    Amei sua resenha.
    Bjkas

    ResponderExcluir
  3. Nossa, adorei a trama!
    Já anotei a dica aqui e vou procurar o livro!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

Ola divirta-se fica a vontade sua opinião é muito importante para nossa equipe
bjks até a proxima. *-*

Topo