Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos. Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho.



Resenha:

Livro: Os Bons Segredos
Autora: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Edição: 2015
Paginas: 403

É impossível não se envolver com os livros da Sarah Dessen. Amei a forma como a autora descreve as dificuldades enfrentadas pelos jovens adultos, narrando com riqueza de detalhes o quanto a vida pode ser cruel nessa idade.
Personagem central da história, a jovem Sidney é bonita, inteligente, mas também é a filha deixada de lado, que sempre viveu à sombra de seu irmão Peyton, e nunca se importou com isso, sua vida muda literalmente da noite pro dia quando seu irmão sai de uma festa embriagado e atropela um adolescente no caminho, deixando-o paraplégico. Após esse acidente, Peyton é preso mudando todo o mundo que Sidney vive.
Após a prisão do irmão as coisas mudaram, tanto financeiramente quanto emocionalmente, contenção de despesas e etc..., mas o que mais assusta a jovem é a mudança dos pais. Eles nunca prestaram muita atenção nela, mas tudo piorou depois que eles passaram a focar na liberdade do filho mais velho. Sydney se sente solitária na própria casa. Ela sente falta dos pais e do irmão, ao mesmo tempo em que não aceita e entende suas atitudes. Para ela o irmão precisa pagar pelo que fez, seus pais precisam aceitar o crime do filho mais velho. Sydney precisa recomeçar, um colégio novo, novos amigos, Assim, inicia uma nova fase em um colégio público, onde ira conhecer Os Chatham, uma família onde ela ira encontrar amizade, companheirismo e amor.
A relação da Sydney e do seu irmão melhora no decorrer da trama, o jovem que é constantemente apresentado como um delinquente, que teve todas as oportunidades de crescer na vida e as desperdiçou. ao longo da história a autora mostra que nem tudo é como parece, que as atitudes dele não podem ser justificadas mas sua personalidade sim. ver Sydnei finalmente entender quem verdadeiramente é seu irmão. pra mim foi a melhor parte da trama Outro ponto que amei foi a participação da família Chatham na história. Eles são os grandes responsáveis pelo amadurecimento da Sydinei, afinal eles apresentam para ela o que é ter amor familiar, o que é contar com amizades verdadeiras, e como é levar uma vida feliz mesmo diante das dificuldades do dia a dia, e surge um romance entre Sydney e Mac, um dos filhos dos Chatham.
"[...] Quando nos vemos diante da coisa mais assustadora, só queremos voltar atrás, nos esconder no nosso lugar invisível. Mas não podemos. É por isso que o importante não é apenas sermos vistos, mas ter alguém que nos veja também."
A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações.
As famílias como agregações sociais, ao longo dos tempos, assumem ou renunciam funções de proteção e socialização dos seus membros, como resposta às necessidades da sociedade pertencente. Nesta perspectiva, as funções da família regem-se por dois objetivos, sendo um de nível interno, como a proteção psicossocial dos membros, e o outro de nível externo, como a acomodação a uma cultura e sua transmissão. A família deve então, responder às mudanças externas e internas de modo a atender às novas circunstâncias sem, no entanto, perder a continuidade, proporcionando sempre um esquema de referência para os seus membros
A antiga disputa pais e filhos, entre irmãos pelo afeto do pai ou da mãe ou de ambos, ou pelos afetos de determinado irmão ou irmã estão no escopo do desejo, onde sempre é possível perceber em uma fala algo de incestuoso, seja pela narrativa dos afetos ou das ações. Estar no mundo é participar de suas relações sociais, onde há sempre o que desvendar enquanto significante.

Os bons Segredos é uma leitura envolvente, reflexiva, fácil de ler e se encantar. Os Bons Segredos conquistou um lugar no meu coração. 

A amizade leva a um sentimento de altruísmo e lealdade, ao ponto de colocarmos os interesses do outro à frente de seu próprio interesse. Amizade resume-se em lealdade, confiança e amor, seja fraterno ou mais profundo.







6 Comentários

  1. Ótima resenha, Pri!
    Esta já é a segunda resenha que leio deste obra e estou louca para ler este livro, cada vez fico com mais vontade de ler!
    Pelo jeito que você falou dele a obra deve ser muito boa mesmo... Deve ser aquele tipo de livro que marca a gente.

    Keth,
    www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Keith, uma ótima leitura muito envolvente e faz com que nos indentifiquemos com os personagens

      Excluir
    2. Sim Keith, uma ótima leitura muito envolvente e faz com que nos indentifiquemos com os personagens

      Excluir
  2. Ooi, Pri! Tudo bem?
    Eu tenho lido ótimas resenhas sobre esse livro, e olha, depois da sua eu até que quero ler agora! Antes não tinha me chamado tanto a atenção, mas depois de ler sua opinião, tô com vontade hehe Parece ser um livro intenso e com várias mensagens sobre escolhas, atitudes, amor, companheirismo... Vai pra lista!
    Beeijos e ah, fiquei feliz de saber que rola um romance!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha!
    Estou curiosa pra ler esse livro! 😃
    http://www.the-banal-girl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha!
    Estou curiosa pra ler esse livro! 😃
    http://www.the-banal-girl.blogspot.com

    ResponderExcluir

Ola divirta-se fica a vontade sua opinião é muito importante para nossa equipe
bjks até a proxima. *-*

Topo