Título: Como eu era antes de você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Classificação: 5/5

Tive uma história com esse livro, eu o comprei para ler durante uma viagem há mais de um ano, mas eu estava navegando entre blogs literários e em um deles, infelizmente li o comentário de uma pessoa que falava mal do livro e depois disso minha vontade de lê-lo foi pelos ares. Eu o via e sempre protelava sua leitura, minha mente sempre arrumava mil desculpas para deixá-lo para depois. A coragem veio após de ler outros dois livros da autora (A garota que você deixou para trás e A última carta de amor), eu simplesmente adorei sua escrita, o envolvimento que tive com esses livros, seus personagens e histórias, então pensei que esse não seria exceção a regra, como poderia? Iniciei então a leitura. O que penso quando lembro disso tudo? Por que eu fui ler aquele comentário? Já poderia ter me apaixonado pelo livro há mais de um ano!

Louisa Clark tem 26 anos, pouca perspectiva de futuro e uma baixa autoestima, já que pensa que todos acham sua irmã a mais inteligente e capaz das duas. Tem um namorado, Patrick, que está mais interessado nos seus treinamentos e provas de triathlon que em seu relacionamento. Trabalha como garçonete em um café, bom, até seu então patrão chamá-la para dizer que vai fechar as portas! Ela se vê pressionada a arrumar outro emprego pois precisa ajudar a pagar as contas de casa, mas sem experiência e referências o que ela consegue é uma vaga como cuidadora de um homem tetraplégico.

Will Traynor tem 35 anos, é rico, bonito, sempre gostou de viajar e explorar, praticante de esportes radicais, se viu tetraplégico depois de um lamentável acidente de moto. Afastou-se dos amigos, de sua namorada e foi morar em um anexo na casa de seus pais. Sim, esse é o homem que Louisa cuidaria por seis meses.
Os primeiros dias foram difíceis, Will não facilitava nada para Louisa, mas ela conseguiu quebrar um pedaço do gelo no coração dele e com isso os dias passaram a ser não tão exaustivos. 

Depois de ouvir uma conversa entre a mãe e a irmã de Will, ela sentiu como se uma bomba houvesse caído em sua cabeça, sua primeira reação foi de pular fora desse barco, mas seu coração falou mais alto e Louisa começou a correr contra o tempo, para em quatro meses, tentar mostrar a Will que sua vida poderia ser normal, apenas com alguns ajustes. Ela se empenhou, pesquisou, buscou, o levou a vários lugares e em meio a isso tudo descobriu uma coisa importante, estava completamente apaixonada!

“Abri o calendário no meu quartinho, pendurei-o atrás da porta e marquei o dia em que comecei a trabalhar nos Traynor, no início de fevereiro. Depois, contei os meses que faltavam e assinalei o dia doze de agosto, para o qual agora faltava apenas quatro meses. Dei um passo para trás e fiquei olhando para ele por um tempo, tentando fazer com que a pequena marcação em preto evidenciasse um pouco do peso que tinha. E então percebi com o que eu estava lidando. Eu tinha de preencher os pequenos retângulos brancos do calendário com um monte de coisas que pudessem causar felicidade, alegria, satisfação ou prazer. Tinha de preencher os dias com todas as experiências incríveis que um homem que não mexia os braços nem as pernas não podia mais realizar sozinho. Em apenas quatro meses de retângulos, eu marcaria passeios, viagens, visitas, almoços e concertos. Tinha de usar todos os meios práticos para realizar as atividades e pesquisar bastante para tudo dar certo. Depois, teria de convencer Will a ir.”


Esse não é um romance comum, daqueles açucarados, é um romance de amadurecimento, ambos mudaram a vida do outro, ambos aprenderam com o outro, eu aprendi com ambos, a autora nos mostra os desafios, os preconceitos e como a sociedade e as estruturas das cidades ainda não estão adequadas a fornecer aos portadores de deficiência, condições dignas de vivência e convivência. A minha conclusão: esse foi o melhor livro da Jojo Moyes que eu li e olha que eu já tinha achado os outros incríveis!  Foi uma leitura emocionante (sério, preparem os lencinhos) de fácil envolvimento, (já falei que eu chorei? Pois é!) quanto mais eu lia mais eu queria ler (preciso falar de novo o quanto me emocionei!) a autora realmente arrasou, um dos melhores que li no ano por enquanto! Ah, os direitos do livro foram comprados pela MGM e o filme já começou a ser rodado! Se você é como eu e prefere ler o livro antes de ver o filme, corre! ;-)


4 Comentários

  1. Agora fiquei curioso para conhecer esse romance S2.

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente parabéns pela resenha, e em segundo quero dizer que fiquei super ansiosa pra ler esse livro. Apaixonada por uma linda história de amor como eu sou acho que esse livro não pode faltar na minha lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lu! E se vc é louca por romances como eu, realmente não pode faltar esse na sua lista! Bjo

      Excluir

Ola divirta-se fica a vontade sua opinião é muito importante para nossa equipe
bjks até a proxima. *-*

Topo